Turismo

Livro sobre os mamíferos do entorno da Reserva do Aguaí é lançado em Treviso

LANCAMENTO 17
Rafaela Maffioletti – Prefeitura de Treviso

Foi lançado na tarde dessa quinta-feria, dia 15, o livro “Os Mamíferos do Entorno da Reserva Biológica Estadual do Aguaí – Treviso”, na sede do Executivo. Para marcar o lançamento, uma aula inaugural foi realizada com os alunos do 5º ano da Escola Professora Maria Brogni.

A obra é resultado de três anos de pesquisa na área do Projeto Primatas, coordenada pelo Laboratório de Zoologia e Ecologia de Vertebrados da Unesc, em parceria com o Instituto Alouatta.

Conforme o presidente do instituto, Paulo Cadallóra, o projeto de pesquisa teve início em 2018 com a instalação de 20 câmeras de monitoramento.

O objetivo é utilizar os exemplares com os alunos da rede municipal de ensino. De acordo com o chefe do Executivo, Valério Moretti, é importante para a comunidade conhecer o que o município possui. “Esse é um grande salto para Treviso. Queremos promover coisas boas e, assim, nos colocamos à disposição do Instituto”.

De acordo com o Secretário de Educação, Gladson Tasca, conscientizando as crianças sobre a importância da natureza, será possível fomentar o turismo sustentável.

O lançamento do livro faz parte da primeira fase do projeto “Turismo e educação são a nossa natureza”, que reúne as Secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Fundação do Meio Ambiente e o Instituto Alouatta.

Os próximos passos do projeto serão realizados no interior do município. “Nós estamos fazendo um cronograma de visitação e passeios para as crianças. Além de conhecerem os pontos turísticos, teremos histórias contadas”, explica o Secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Mauro Fernandes.

LANCAMENTO 1 LANCAMENTO 17

Executivo e Legislativo discutem projetos

Para manter o diálogo e apresentar aos vereadores os projetos que serão encaminhados à Casa, o prefeito Valério Moretti esteve, na tarde de ontem, dia 15, em uma reunião no Legislativo. Durante o encontro, foi apresentado o projeto de lei que trata do convênio com o Pronto Atendimento de Siderópolis e a proposição que permite ao município parcelar as dívidas herdadas junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Os projetos serão protocolados na Casa nesta sexta-feira, 16. Além do prefeito, também participaram da reunião o Secretário de Administração e Finanças, Ernany Moreti, o técnico de contabilidade, Adriano Luiz Torazzi e a assessora jurídica, Elke Steiner.

Estiveram presentes os vereadores Luciano Miotelli, Zander Losso, Simoni Ruzza Ariatti, Fábio Savaris, Reginaldo Rizzati e Gessi Urbano.

Estrada que liga Treviso a Urussanga é revitalizada

O Executivo de Treviso, por meio da Secretaria de Obras, revitalizou aproximadamente quatro quilômetros da rodovia que liga Treviso a Urussanga. A obra foi realizada durante uma semana e finalizada nesta sexta-feira, 16. Segundo o Secretário da pasta, Sidnei Viola, foi efetuado o serviço de patrolamento, expansão das laterais e colocação de material adequado.

A conclusão da obra motivou uma visita do prefeito Valério Moretti, do presidente do Legislativo, Luciano Miotelli, e do vereador Gessi Urbano. Conforme o chefe do Executivo, anteriormente, a mobilidade da população era prejudicada pelas condições da via e um mutirão foi realizado para executar as melhorias.

“É importante essa ligação entre os municípios de Treviso a Urussanga. É útil, pois melhora a trafegabilidade de moradores e empreendedores”, diz.

Para o presidente da Câmara, a revitalização irá beneficiar o transporte de materiais, insumos agrícolas, madeira e minérios. “É um trabalho necessário e precisa ser expandido para todo o município. Há muitos anos esse tipo de trabalho não é feito nas nossas estradas”, afirma o presidente.

Visita estrada

Discussão no Legislativo

A Câmara formou uma comissão especial para buscar a pavimentação da rodovia. Segundo o presidente, os membros terão 90 dias para apresentar um relatório sobre o assunto. O objetivo é levar o tema até o Governo do Estado de Santa Catarina e aos gestores de Urussanga.

O vereador Gessi Urbano agradeceu o empenho do Executivo e da Secretaria de Obras. “A gente colocou uma indicação na Câmara para fazer essa manutenção, com patrolamento, para abrir as canaletas que estavam há muito tempo abandonadas. Quero dar os parabéns e isso vai ser bem viável ao município”, finaliza.

Reuniao na Camara 3 Reuniao na Camara 1

Adicionar comentário

Click here to post a comment