Meio Ambiente

Lixo Eletrônico: Descubra o que fazer com eletrônicos não funcionais

Lixo eletrônico.jpg.

A demanda por tecnologia é crescente e expressiva mundialmente. Todo o mês novos produtos são lançados com novas utilidades, novos designs, novas aplicações. Com isso a produção de lixo eletrônico aumenta expressivamente e consequentemente aumentam seus impactos no ambiente.

É frequente a dúvida sobre onde descartar celulares, monitores de computador, televisores, notebooks, ferros de passar, Ipads e outros tantos. O mesmo quadro de se expressa também nos números, em que cerca de 1,5 milhões de toneladas de descartes eletrônicos produzidos no Brasil tem apenas 2% destinado à reciclagem.

A dúvida estimula o descarte incorreto, o que provoca a dissipação de seus componentes tóxicos em locais sem estrutura para tal, contaminando principalmente solos, cursos d’água e o ar. Em casos de maior exposição, podem causar malefícios às plantas, aos animais e também ao ser humano.

A exposição à esses contaminantes tóxicos podem causar úlceras,

Sendo assim, a busca pelo descarte correto é a chave para a solução do problema. Esse descarte pode ser feito:

Cooperativas de Reciclagem

Existem algumas cooperativas voltadas para a reciclagem de lixo eletrônico. Nelas todos os materiais são separados com base em suas características e posteriormente vendidos para o reaproveitamento da indústria.  São reaproveitados o plástico, os fios, os motores, placas e outros.

Empresas que os recebem de volta

Algumas empresas que produzem este material como as de telefonia, apresentam um ponto de coleta em suas lojas ou franquias. Após as coletas, essas empresas destinam os aparelhos corretamente. Basta realizar uma pequena busca para identificar esses pontos de coleta.

Instituições sociais

Alguns dos descartes de eletrônicos são provocados pela compra de um produto novo e mais moderno. Algumas instituições estão abertas a receber estes equipamentos que ainda funcionam em seus estabelecimentos, doando-as para pessoas que não tem poder aquisitivo para a compra dos mesmos.

Ao destinar seu lixo eletrônico no lugar correto, além de criar mais empregos e ajudar a reduzir a poluição ambiental, são reduzidos os riscos à saúde e é possível  também ajudar pessoas a ter acesso à um bem que não conseguiriam conquistar.

Fonte: GNDI Rede Credenciada

Redação Siderópolis Notícias

Adicionar comentário

Click here to post a comment