Saúde

28 de maio é o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher

WhatsApp Image 2020 05 27 at 18.13.11
AMANDA NASCIMENTO – ASSESSORIA DE IMPRENSA DA SC SAÚDE

O dia 28 de maio é de extrema importância para as mulheres, já que a data marca o Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. Ambas têm como objetivo chamar a atenção e conscientizar a sociedade dos diversos problemas de saúde e distúrbios comuns na vida das mulheres.

O médico de família Gabriel Monteiro Lufchitz, da clínica de APS da Qualirede, alerta que ao longo de todo o seu ciclo de vida, as mulheres devem ter um acompanhamento em saúde. “Os cuidados devem ter um foco maior na prevenção de doenças cardiovasculares, AVE seguido de infarto, que são a maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Além da importância do rastreamento do câncer de colo de útero, a partir dos 21 anos, e do câncer de mama, a partir dos 50 anos”, ressalta o médico.

Esse acompanhamento médico regular permite a prevenção e detecção precoce de doenças como: câncer de mama, câncer de colo de útero, doenças cardiovasculares, osteoporose, e a diabetes mellitus. Em cada fase da vida, alguns aspectos devem receber uma atenção especial, confira:

Adolescência: geralmente, as jovens têm a primeira consulta ginecológica a partir da primeira menstruação, a menarca. É importante uma orientação frente a tantas mudanças no corpo feminino, além de uma compreensão maior sobre o ciclo menstrual, entre outras dúvidas que podem surgir.

Juventude: Nessa fase costuma ser a que a mulher inicia a vida sexual. É muito importante estar atenta às doenças sexualmente transmissíveis, métodos anticoncepcionais. A partir do momento em que a mulher inicia a vida sexual, periodicamente, deve ser realizado o exame preventivo, antigamente chamado de Papanicolau.

Fase adulta: Durante a vida adulta a mulher deve manter em dias seus exames de rotina, investir em uma saúde preventiva, principalmente a aspectos hereditários, ou seja, doenças que acometeram outros membros da família (por exemplo, câncer de mama, diabetes, pressão alta, etc.)

Gravidez: Durante e após a gestação as mulheres devem atentar-se, principalmente, para algumas doenças crônicas, pois podem surgir nesse período ou agravarem-se.

WhatsApp Image 2020 05 27 at 18.13.11
AMANDA NASCIMENTO – ASSESSORIA DE IMPRENSA DA SC SAÚDE

Informação e prevenção são os caminhos para diminuir a vulnerabilidade das mulheres às doenças. Por isso, é importante acompanhamento médico e estar em dia com os exames de rotina. “As mulheres costumam ter uma preocupação maior com a sua saúde, porém, pode acontecer de acabarem deixando alguns aspectos de lado pela correria do dia a dia ou, até mesmo, por não saberem que poderiam prevenir algumas doenças ou ter um acompanhamento mais próximo que evite complicações futuras”, declara a médico Gabriel Hahn Monteiro Lufchitz.

 Doenças que podem surgir durante a gravidez:

  • Anemia
  • Cistite / Infecção urinária
  • Diabete mellitus gestacional (DMG)
  • Distúrbios da Tireoide
  • Pré-eclâmpsia

Aspectos importantes durante o período pós-parto

  • Atenção física e psíquica
  • Deambulação (caminhada): deve ser estimulada o mais precoce possível
  • Higiene: encaminhar tão logo possível ao banho
  • Mamas: o uso de sutiã proporciona conforto
  • Abdome: identificação de alterações viscerais e involução uterina
  • Genitália: especial atenção aos lóquios (região vaginal)
  • Mastite: processo inflamatório ou infeccioso que pode ocorrer a partir da 2ª semana do parto, é decorrente de ingurgitamento não corrigido (quando o leite começa a descer alguns dias depois do nascimento do bebê)

A partir dos 40: Nessa fase, a mulher deve preparar o corpo para a menopausa, pois está em transição do ciclo reprodutivo ou fértil para o não reprodutivo, devido à diminuição dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários. Uma maior ênfase na prevenção do câncer de mama, câncer colorretal e osteoporose se faz necessária.

Acima dos 50 anos: A partir dos 50 anos, a mulher deve prestar atenção aos sinais do corpo, naturais com o envelhecimento. Além das doenças citadas anteriormente, um cuidado maior com os hábitos de vida, alimentação saudável, exercícios físicos regulares, são fatores importantes para garantir uma entrada saudável na terceira idade.

Atenção Primária à Saúde (APS)

As mulheres que procuram ter um acompanhamento detalhado de seus tratamentos de saúde e buscam investir em prevenção podem encontrar esse suporte nas clínicas de Atenção Primária à Saúde (APS) da Qualirede. O diferencial das clínicas APS é o atendimento baseado no conceito de Valor em Saúde, em que os pacientes são o centro do atendimento, portanto, o progresso clínico e o bem-estar são prioridades. Todo o tratamento é pautado em um olhar de promoção em saúde. Nas clínicas, o usuário é atendido pela equipe de medicina de família. Esses profissionais avaliam se o caso demanda a realização de exames, de alguma medicação ou se tem necessidade de encaminhamento para qualquer outro tratamento necessário. Além disso, o paciente conta com um concierge de saúde, profissional que efetua todo o acompanhamento do percurso do paciente, garantindo apoio e cuidado quanto ao plano de cuidado do beneficiário. Ou seja, o paciente passa a ter uma gestão de cuidado, uma equipe multidisciplinar acompanhando a evolução do processo de saúde ou doença do paciente. O cuidado contínuo e com acompanhamento de um médico de referência, contribuirá com uma longevidade saudável, além de maior qualidade de vida.

____

POR: AMANDA NASCIMENTO – ASSESSORIA DE IMPRENSA DA SC SAÚDE

Adicionar comentário

Click here to post a comment