Colunistas

Maus-tratos psicológicos ou físicos: o que dói mais?

alessandra martarello2

Quando falamos em maus-tratos, logo vem em mente os de ordem física, que é mais fácil de identificar. E os de ordem psicológica? Estes são mais difíceis de se perceber.

Trata-se de uma dor “silenciosa” na qual tudo fica entre duas pessoas, enquanto todo mundo se mantém na ignorância.

Os maus-tratos físicos podem vir junto com os psicológicos, já os psicológicos podem acontecer sem os maus-tratos físicos. Os psicológicos são os que destroem completamente a pessoa. Assédios, sentir-se vigiado, não se sentir querido, o silêncio, um olhar frio ou depreciativo é muito doloroso.

Geralmente o agressor sabe que a sua palavra tem poder. Por isso faz uso dela. De fato, os maus-tratos psicológicos são muito mais eficazes do que os físicos. Eles deixam marcas, que se não cuidada, irá durar uma vida inteira.

Não é atoa que muitas pessoas dizem que essas pancadas invisíveis doem muito mais do que qualquer golpe físico.

SUAS PALAVRAS ME MACHUCAM

Os maus-tratos psicológicos implicam em palavras que ferem, degradações, desprezo. A princípio pode ser muito sutil para que a pessoa maltratada não perceba, e pouco a pouco vai entregando no jogo de quem lhe trata mal. A pessoa procura o poder de submeter a outra, sem que essa não perceba de forma consciente.

Características como:

✓ Insultos, gritos, ridicularização e menosprezo, faz com que você sinta que não vale nada. O faz de tal forma que você se sinta agradecido por ter alguém que esteja com você apesar disso.

✓ Ciúmes excessivo e controla você o tempo todo.

✓ Isola você dos seus amigos da sua família e até dos seus colegas de trabalho. Tem o poder de controlar com quem você fica e quanto alguém pode dispor do seu tempo. Decidirá por você, você será seu fantoche. Você já não e mais livre, e sim alguém que está submetido aos desejos e caprichos do outro.

✓ As constantes ameaças fazem você sentir medo. Pode ameaça-lo dizendo que vai abandoná-lo ou com outras coisas que saiba que são suas fraquezas.

✓ A pressão emocional e sexual, que exerce sobre você, faz com que você tenha um sentimento de culpa. Faz você se sentir culpado de algo que você não é, ou não fez.

COMO SE LIVRAR DESSAS SURRAS INVISÍVEIS?

A verdade é que é difícil ajudar ou que a pessoa se deixe ser ajudada, quando está sendo maltratada psicologicamente.

Pra começar, ela mesma não sabe ao certo o que está acontecendo e nem se tem o direito de reclamar por isso.

Nessa altura do campeonato sua autoestima já está totalmente destruída.

Os maus-tratos psicológicos são silenciosos, e como você prova que está sendo maltratado? Quantas pessoas que são maltratadas defendem seus agressores?

É importante salientar, que esse tipo de violência não é mérito só das mulher, muitos homens também vivem essa situação, e que por vergonha e medo preferem o silêncio.

O importante é saber identificar esses maus-tratos, e ter a consciência de que viver assim será um sofrimento sem fim.

Procure ajuda. Permita-se ser ajudado. Não deixe que o agressor chegue ao seu verdadeiro objetivo, que é torná-lo invisível.

 

Alessandra Martarello Alves
Psicóloga – CRP 12/2598

Adicionar comentário

Click here to post a comment