Educação

Média do Ideb do Ensino Municipal de Siderópolis está entre as melhores do Estado

WhatsApp Image 2020 09 28 at 11.21.35

Siderópolis avançou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2019. O levantamento foi realizado com os alunos do 6° ao 9° do ensino fundamental da Rede Municipal. A meta projetada pelo Ideb para 2019 era de 5,8, porém o Ensino Municipal superou as expectativas alcançando a nota de 6,0, um aumento expressivo em relação a avaliação de 2017, que foi de 4,2. O aumento do índice fez com que o município tivesse a maior variação registrada em Santa Catarina. A nota 6,0 concretizou o município entre as 14 melhores notas do estado.

A Secretária de Educação, Rosangela Rossa, destacou alguns fatores importantes para o alcance do índice. “Entre os fatores que tem contribuído para o aumento do índice, destacamos o acompanhamento durante todo o ano letivo com orientação quanto às causas da reprovação, evasão, que são pontos avaliados no IDEB,  além da prova SAEB. Além disso, o investimento na sala de aula, na aprendizagem dos alunos, recuperação paralela, projetos, trabalhos diversificados, acompanhamento de psicólogas, fonoaudióloga e psicopedagoga, fizeram que a aprendizagem e que a retenção e a evasão não ocorra porque os alunos aprenderam.”

De acordo com Rosangela, a secretaria vem trabalhando para que o índice aumente. Ações como formação continuada, palestras para os pais, como também o investimento na participação dos professores, gestores e equipe da secretaria em seminários, congressos, fóruns regionais, estaduais e nacionais, são pensadas para otimizar o ensino municipal.

“Os resultados estão aparecendo, os pais ficam muito felizes quando veem os filhos participando desses processos e se destacando. Isto eleva a autoestima dos alunos, pais, professores e gestores”, finalizou a secretária.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é avaliado a cada dois anos. O indicador foi criado pelo governo federal, e tem como objetivo medir a qualidade do ensino nas escolas públicas.

____
TEXTO: LAURA BERTOTI – SIDERÓPOLIS NOTÍCIAS
FOTO CAPA: ARQUIVO PREFEITURA DE SIDERÓPOLIS

Adicionar comentário

Click here to post a comment