Colunistas

A melhor estratégia de emagrecimento

JÚLIA BEZ BIROLO BIZ
JÚLIA BEZ BIROLO BIZ

Olá, pessoal, me chamo Júlia Biz, sou nutricionista. A partir de hoje serei a nova colunista do site, e de 15 em 15 dias irei trazer vários assuntos ligados a saúde. Vamos lá? Espero que gostem.

O que mais vejo em consultório hoje é a luta contra a balança e contra os padrões impostos pela sociedade, são mulheres na menopausa em busca do emagrecimento, mulheres e homens jovens lutando contra a ansiedade e adolescentes sofrendo com transtornos alimentares por pressão na busca do corpo “perfeito”.

Acredito que a maior parte da população está perdida em meio a tantas informações que a internet traz, por isso é importante ter um guia para começar a melhorar os seus hábitos alimentares.

Existe 5 pilares para o emagrecimento ocorrer de forma eficiente, esses são classificados como o conjunto da mudança de hábitos.

  • Alimentação saudável
  • Exercício físico
  • Sono de qualidade
  • Ingestão de água
  • Manejo do estresse

Por muitos anos eu achei que existia alguma estratégia que fosse a melhor para emagrecer, mas a verdade é que isso não existe. A melhor dieta é aquela que é acessível e consistente. Portanto, passei a investir no básico:

Incluir fontes de proteínas (carnes, peixes, frango, ovos, leite, queijo e iogurte) e gorduras boas (abacate, azeite de oliva, castanhas, amendoim, peixes, azeitona etc.) em todas as minhas refeições, o que fazia eu me sentir saciada por muito tempo, assim como fontes de fibras (frutas, vegetais e sementes) que começaram a regular meu intestino.

12

Outra estratégia que eu adotei para sentir menos fome foi de tomar no mínimo 2 litros de água por dia, no fim descobri que a fome que eu sentia era apenas sede. Portanto passei a mastigar bem devagar e com atenção plena nas minhas refeições, desta forma consegui perceber quando estava saciada e poderia finalizar a minha refeição.

Uns meses depois disso, decidi começar um exercício físico, e posso dizer que foi a melhor escolha que fiz naquele momento, não é apenas gastar calorias, mas é um momento só seu, que você se desliga do mundo e das preocupações, você sai com preguiça e volta com a energia renovada, a famosa frase “lugar que o corpo cansa e a mente descansa”, o exercício físico me salvou da ansiedade.

Neste momento eu já estava buscando o equilíbrio, mas ainda faltava alguma coisa que eu não sabia o que era, mas como eu sempre digo, quanto mais estudamos o corpo humano, percebemos que ele é uma máquina complexa. Nessa altura do campeonato eu estava na metade da faculdade, não conseguia ter constância e nem rotina, vivia cansada e sem tempo, portanto passei a fazer a higiene do sono e cuidar da minha saúde mental, está foi a virada de chave para criar uma rotina e aprender a ter disciplina.

Nesse momento eu aprendi que não existe a melhor estratégia nutricional para emagrecer, mas é um conjunto de coisas consistentes que me fizeram mudar meu estilo de vida, por mais que pareça difícil, o conselho que eu dou é fazer uma coisa por vez, comece por um tópico e o mesmo vai te levar a outros e quando você perceber já está tudo fluindo em harmonia, tenha paciência e amor pelo processo.

A mudança do estilo de vida só traz benefícios, vai do peso ideal a prevenção de doenças do coração, diabete mellitus, hipertensão, câncer, doenças gastrointestinais, transtornos alimentares etc.

123

O acompanhamento nutricional pode facilitar isso e tornar o processo mais leve e em um tempo menor, com orientações nutricionais personalizadas conseguimos começar da maneira correta, sem cometer erros e o mais importante aprender a manter o peso e a saúde que você ganhou durante a mudança do estilo de vida.

Hoje eu ajudo muitas pessoas a ter qualidade de vida, chegar no peso ideal e conseguir manter tudo isso.

Se permita ter essa mudança e busque ajuda, toda segunda feira estou em Siderópolis fazendo atendimento nutricional na clínica Essencialle Beauty, além de atender em Criciúma, Cocal do Sul e na minha terra Urussanga, e para quem não pode ir até mim eu atendo na modalidade online também.

Me siga no Instagram @juliabiznutri para conhecer um pouco mais do meu trabalho.

Até a próxima querido leitor!

Adicionar comentário

Click here to post a comment