Saúde

Mês da enfermagem: desafios da profissão frente à pandemia

iStock 77931952

Maio é o mês em que celebramos a Enfermagem e o plano SC Saúde destaca a importância desses profissionais, ainda mais nesse cenário de pandemia em que eles estão na linha de frente do combate à COVID-19. A realidade enfrentada por eles nas últimas semanas vai além dos desafios diários de quem lida diretamente com a recuperação da saúde de enfermos. Os enfermeiros passaram a ter que administrar suas emoções e os anseios de seus familiares junto as incertezas de tempos difíceis.

Denise Fogaça, enfermeira auditora do SC Saúde, declara que enfrentar a pandemia torna a rotina das equipes de enfermagem ainda mais desafiadora. Um dos pontos mais difíceis de lidar é manter a saúde mental desses profissionais. “Vivemos em um momento de incerteza em todos os aspectos. Os enfermeiros estão na linha de frente, tendo que travar uma batalha com um agente invisível, uma luta diária pela vida. Ter que conviver com o medo constante de adoecer, de acabar levando o vírus para dentro de suas casas, transmitir para seus familiares, medo de chegar o momento da falta de leitos, de respiradores e falta de equipamentos de proteção individual. São vários os desafios, mas acredito que se conseguirmos manter uma mente saudável, sabermos gerir nossas emoções, conseguiremos enfrentar esse momento da melhor maneira possível e tomarmos as decisões mais assertivas.”, declara Denise Fogaça.

Além do lado emocional, os enfermeiros tiveram que adaptar as suas rotinas de trabalho, principalmente no que diz respeito aos cuidados para evitar uma infecção pelo coronavírus. Os equipamentos de proteção individual, já conhecidos na área da saúde, ganharam um reforço quase de guerra.  Deise declara que o momento de se paramentar tornou-se ainda mais importante. “Não só a equipe de enfermagem, mas os profissionais da saúde de modo geral passaram a ter que utilizar os equipamentos específicos como máscara de proteção respiratória, óculos de proteção ou protetor de face, luvas, capote/avental e touca descartável. Virou rotina realizar todos os dias esse ritual para enfrentar a atual situação epidemiológica referente à infecção pela COVID- 19”, comenta a enfermeira.

“O apoio psicológico a esses profissionais, o tratamento humanizado, respeitoso, a oportunidade de treinamentos contínuos, disponibilização de todos os equipamentos de proteção individual necessários e que estejam em bom estado de preservação são condições básicas para um bom desempenho do profissional de enfermagem, pois são essas condições que dão maior segurança para a realização da sua prática diária: o cuidado com o outro. É fundamental cuidar de quem cuida. Valorizamos muito esses profissionais e admiramos seu trabalho, comenta a psicóloga da Medicina Preventiva do SC Saúde Fabíola Guzzo.

Afinal, o profissional de enfermagem quer ser reconhecido pelo papel fundamental do seu trabalho. O enfermeiro desempenha um trabalho voltado ao cuidado, a um tratamento humanizado com o olhar voltado para o indivíduo e seus familiares. São 24 horas por dia ao lado dos pacientes, sem intervalo, e em todas as fases. Por isso, cada vez mais, precisamos reconhecer a atuação de profissionais fundamentais na vida de todas as pessoas. Valorizar quem se dedica integralmente para o restabelecimento pleno da saúde de cada paciente.

____

POR: AMANDA NASCIMENTO – ASSESSORIA DE IMPRENSA DA SC SAÚDE

Adicionar comentário

Click here to post a comment