Especial

Mulheres sideropolitanas: história de empreendedorismo e voluntariado

WhatsApp Image 2021 03 15 at 18.35.25
TEXTO E FOTOS: JATENE MACEDO – SIDERÓPOLIS NOTÍCIAS

Irunita Sanderson Camatti, de 77 anos, é uma mulher exemplo de luta, que batalhou desde cedo para garantir o sustento da sua família. Com mais ou menos 24 anos ela já ingressou no mercado do empreendedorismo. Se virando como podia, começou a fazer e vender pé de moleque e cocada, logo depois fabricava pufs e também os comercializava.

Foi então que em 1969 Dona Irunita ficou conhecida na cidade pois decidiu vender coroa de cemitério. “Eu recebi tanto, mais tanto pedido de coroa, naquela época, que eu não estava mais dando conta e pensei que iria ficar muito rica. Só parei mesmo de vender, pois faltou mão de obra, procurei empregado por tudo e não encontrei ninguém para fabricar”, conta Irunita.

Em 1977 sua vida mudou completamente. Foi quando comprou, junto com uma sócia, uma loja de calçados. “Fomos pagando a prestação da loja como podíamos, pois não tínhamos muito dinheiro. Em seguida acabei comprando a parte da minha sócia e fiquei administrando a loja sozinha”, lembra.

Foi no dia 07 de julho de 1977 que Dona Irunita começou a conduzir o estabelecimento, que segue até hoje no mesmo local e permaneceu muitos anos com o mesmo nome que ela colocou: Sapataria Ideal e que hoje mudou para: Ideal Calçados.

Trabalho voluntário

Dona Irunita também possui uma bagagem de trabalho voluntário. Participando de entidades como o Clube da Lady, onde foi uma das fundadoras, em 1972, fundou e ainda participa do Clube de Apoio, Clube de Mães Milenium, madrinha do Seminário, entre outros. Irunita sempre esteve presente para angariar recursos e doar para famílias carentes da cidade.

“Esse é meu lema: ajude quem precisa e não espere recompensa, pois auxiliar as pessoas faz um bem ao coração. Sou muito feliz, pois tudo que estava ao meu alcance eu fiz para ajudar. Hoje sou uma mulher realizada como empreendedora e como mãe, pois com tudo que fiz pude dar faculdade aos meus três filhos, Fabiana, Denis e Rosane e tenho muito orgulho de todos”, pontua.

Dona Irunita ainda ressalta que possui um amor imenso pela cidade. “O povo de Siderópolis é o melhor que existe para trabalhar, pois conhecemos todos e a maioria são amigos. Eu amo Siderópolis, não quero morar em outro lugar. A cidade me acolheu muito bem”, menciona emocionada.

Dona Irunita é casada com Severino Camatti há 56 anos. Casou com 20 anos e teve seu primeiro filho aos 21 anos. Tem quatro netos e quatro bisnetos.

WhatsApp Image 2021 03 15 at 18.35.25 WhatsApp Image 2021 03 15 at 18.35.25 1

Adicionar comentário

Click here to post a comment