OBRAS

Obras da Praça Central de Treviso são entregues pelo Executivo

IMG 1750
RAFAELA MAFFIOLETTI

A Administração de Treviso inaugurou na tarde de sábado, dia 10, um monumento em homenagem ao centenário da participação de Benjamim Scussel na Primeira Guerra Mundial (1914/1918), o ato aconteceu na praça que leva seu nome. Além da homenagem, o Executivo entregou a revitalização parcial do local. As ações aconteceram em comemoração aos 26 anos de emancipação político-administrativa do município, celebrado na quinta-feira, dia 8.

O monumento possui duas placas encaminhadas à família Scussel pelo Governo Italiano. A primeira é de 1968, já a segunda, de 2018, trata-se do certificado de confirmação do título em recordação aos sacrifícios de guerra feito por todos os soldados italianos.

O neto de Benjamim Scussel, Júlio Scussel falou sobre as homenagens. “Para a família Scussel é uma honra muito grande ter a praça com seu nome, pois ele ajudou a manter a Itália livre e unida, Itália que hoje pode ser considerada como a nossa segunda pátria-mãe, a qual concedeu e ainda concede dupla cidadania a muitos descendentes de italianos que residem em Treviso e região”, disse.

A família também falou sobre a trajetória de Scussel e dos imigrantes que se estabeleceram no Brasil. “De alguma forma Benjamim também representa a fibra e a determinação dos imigrantes italianos que fizeram de tudo para desbravar as terras da região e se estabelecer aqui. Se hoje temos um lugar chamado Treviso, estabelecido como município, é por causa dos que vieram antes de nós”, finalizou.

Revitalização da Praça Cavaleiro Benjamim Scussel

As melhorias da Praça, que contemplam um parque infantil e colocação de calçamento, foram realizadas por meio de uma emenda parlamentar de R$ 100 destinada pela deputada Ada de Luca, contando com uma contrapartida de R$ 20 mil do Executivo de Treviso. O recurso parlamentar foi obtido em 2020 através do empenho dos vereadores do MDB.

O prefeito Valério Moretti agradeceu a presença dos descendentes de Benjamim Scussel para a entrega do monumento e parabenizou a trajetória da família no município. O chefe do Executivo ainda falou sobre os desafios e o trabalho realizado nos seis meses de governo.

“Estamos comprometidos em mudar a cara de Treviso. Todos sabem das dificuldades que a gente encontrou ao assumir a Prefeitura, mas com muito trabalho, superação e, principalmente, seriedade, Treviso vai para o lugar que merece, um lugar de desenvolvimento. Vamos cuidar das pessoas, cuidar das comunidades, cuidar bem da saúde, que já é referência na região. Estamos focados no bem-estar das pessoas.”

O próximo passo do Executivo é revitalizar o restante da Praça e seu entorno. Conforme o vice-prefeito, as obras realizadas este ano representam o empenho da Administração junto aos secretários e servidores municipais. Para Cimolim, com as melhorias na infraestrutura e mobilidade urbana, o setor turístico de Treviso será estimulado.

“É fundamental que a Praça seja repaginada, fique bonita e bem cuidada porque aqui será o cartão postal que reflete o espírito da nossa administração. Vamos dedicar muito carinho na Praça, seu entorno, na avenida e também nas comunidades.”

Estiveram presentes os secretários Ernany Moreti, Mauro Fernandes, Gladson Tasca, Sidinei Viola e Elaine Salvador Zeferino. Também participaram os vereadores Luciano Miotelli, Reginaldo Rizzati, Simoni Ruzza Ariatti e Zander Losso.

Por conta da pandemia de Covid-19, a celebração foi restrita às autoridades e familiares de Benjamim Scussel.

Conheça Benjamim Scussel

Benjamim Scussel, filho de João Scussel e Luiza Lazzaris Scussel, nasceu em 30 de maio 1896, na comunidade do Rio Jordão, hoje pertencente a Siderópolis, à época ambos pertenciam à Urussanga. Em 1914 rumou à Europa para combater na Primeira Guerra Mundial ao lado da Itália.

IMG 1587 IMG 1750

Adicionar comentário

Click here to post a comment