Geral

Oficinas para conclusão dos Planos de Mobilidade Urbana começam a ser executados

3075502
ANTONIO ROZENG – ASSESSORIA AMREC

Nova Veneza e Siderópolis receberam nesta segunda-feira, dia 24, as oficinas nas comunidades que darão base para o documento com as propostas de Lei do Plano de Mobilidade Urbana. A atividade de hoje encerrando a etapa três da construção do documento, que ainda passará por uma audiência pública. Depois o documento segue para aprovação na câmara de vereadores e para sansão do prefeito.

Nos encontros de hoje foram apresentados e discutidos os problemas da Mobilidade Urbana do município. Segundo o engenheiro e especialista em Gestão de Municípios da empresa Alto Uruguai, Maycon Pedott, a previsão é finalizar o plano até o final de julho, que já era para ter sido concluído. “A pandemia atrasou todo o processo. Nossa previsão é final de junho, mas podemos estender os trabalhos por mais um mês. Tivemos que paralisar as reuniões, devido ao agravamento da pandemia”, explicou Maycon.

A coordenadora do Plano de Mobilidade Urbana, Fátima Franz, explica que, por mais que os técnicos estudem o mapa e fazem os estudos técnicos, nunca saberão tanto quanto as pessoas que vivenciam a cidade. “A gente traz toda a questão técnica, com detalhes de muito estudo, mas quem nos diz o que tem de necessidade em cada lugar, são as pessoas que habitam nele”, explica.

Após a conclusão da apresentação do projeto, houve uma dinâmica em que as pessoas que estavam presentes, participaram citando problemas da mobilidade urbana de Nova Veneza. “A comunidade tem grande importância na montagem desse plano. É necessário que eles participem dos encontros para elaborarmos o plano de acordo com a necessidade que eles citarem”, pontua o prefeito Rogério Frigo.

O prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro, exalta a importância do plano no planejamento do municipio. “A retomada dos trabalhos é de extrema importância para o desenvolvimento do município, proporcionando qualidade de vida e contribuindo para uma cidade melhor para se viver”, afirma o prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro.

Cronograma das reuniões

Data – Horário Município
25/05 – 9h30 – 11h30 Treviso
14h – 16h Lauro Muller
26/05 – 9h30 – 11h30 Orleans
27/05 – 9h30 – 11h30 Cocal do Sul
14h – 16h Morro da Fumaça
28/05 – 9h30 – 11h30 Balneário Rincão
14h – 16h Urussanga

Economia aos municípios

O Plano de Mobilidade Urbana está sendo realizado via Consórcio de Intermunicipal de Multifinalitario da AMREC (CIM-AMREC). Foi aberto um processo de licitação, onde a empresa Alto Uruguai, de Concórdia, venceu a disputa. Estão sendo realizados os planos dos municípios de Nova Veneza, Siderópolis, Treviso, Lauro Muller, Cocal do Sul, Orleans, Urussanga, Morro da Fumaça e Balneário Rincão.

“Fazendo em conjunto estamos diminuindo os custos para os municípios. Muitas fases foram realizadas em conjunto, priorizando a economia do dinheiro público, mas sem se descuidar da qualidade”, declarou o diretor executivo do CIM-AMREC, Daniel Spillere.

Adicionar comentário

Click here to post a comment