Conscientização

Palestras de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes são realizadas em Treviso

IMG 9299
Rafaela Maffioletti – Assessoria de Imprensa

O Maio Laranja é o mês de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Com o objetivo de mostrar a importância do tema, a Secretaria de Assistência Social e Habitação de Treviso promoveu, ao longo da segunda-feira, dia 16, palestras para estudantes da Escola de Educação Básica Udo Deeke, membros da rede pública e para a população.

A primeira ação aconteceu na Proast, onde mais de 100 alunos de 11 a 15 anos assistiram à uma palestra ministrada pela psicóloga e pela assistente social do Cras, Emelim dos Santos e Ana Cláudia Broca, respectivamente. A palestra contou com o apoio da Secretaria de Saúde e da diretora do Udo Deeke, Helenita Moreti.

Já no período da noite, no Paço Municipal, a roda de conversa foi voltada aos membros da rede pública e para a população adulta. A ação teve como objetivo, segundo a psicóloga Emelim dos Santos, capacitar a população a fim de reconhecer situações de violência e para que tenham conhecimento para orientar as crianças e os adolescentes sobre as formas de prevenção.

“Falamos sobre o conceito de violência sexual, formas de identificar uma situação de violência contra criança e adolescente, sobre as marcas que a violência deixa, o perfil do abusador e como acontecem as violências”, disse a psicóloga.

A secretária de Assistência Social e Habitação, Elaine Salvador Zeferino, falou sobre as estatísticas dos casos. Para a secretaria, os pais devem manter um bom diálogo com os filhos para alertá-los sobre o assunto.

“A cada uma hora uma menina é abusada sexualmente no Brasil, mas os casos acontecem com os meninos também. Na secretaria atendemos mais de 100 crianças nas oficinas. Quando oferecemos as oficinas com pessoas capacitadas, deixamos a criança menos vulnerável”, disse.

A coordenadora do CRAS, Crislei Getner Nava, falou sobre a importância da data 18 de maio, e das ações realizadas nas oficinas do CRAS, e das atividades que serão realizadas no mês de maio, como roda de conversa, palestra, vídeo, teatro e entrega do livro “Alerta na Floresta”.

O prefeito Valério Moretti alertou os pais para que observem o comportamento dos filhos. “O perigo pode estar perto de nós. Pais e mães devem ficar atentos e denunciar a violência às autoridades. Cuidem das mudanças de comportamentos das crianças, assim podemos detectar problemas”, finalizou.

A roda de conversa contou com a participação do prefeito Valério Moretti, vice-prefeito Valentim Cimolim, dos secretários Ernany Moreti, Elaine Salvador Zeferino e Vanessa Pescador Vieira, a presidente de honra da Proast, Heliane Rossi Moretti, além do presidente da Câmara, vereador Gessi Urbano, e dos parlamentares Zander Losso e Reginaldo Rizzati.

Adicionar comentário

Click here to post a comment