Especial

Ponto de Partida: Siderópolis marca o início do livro “Sua Majestade Donna Locomotiva, a história de um jeito nunca contado antes”

LAURA BERTOTI – SIDERÓPOLIS NOTÍCIAS 

Fatores históricos, lembranças e muito sentimento envolvido, foi assim que surgiu a ideia de, através de um livro, contar um pouco da história do trem da cidade de Tubarão. Fato que aconteceu após o município de Miguel Pereira, do Rio de Janeiro solicitar ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) uso de uma locomotiva para fins turísticos, fato que causou grande reação aos tubaronenses e às autoridades locais. A partir desse momento, a escritora tubaronense, Edla Zim, viu a necessidade de escrever um livro sobre o assunto. A escolha foi por produzir um exemplar infantil.

A escritora, que também fez parte da mobilização e sentiu, nessa oportunidade, tanta emoção quanto em sua primeira viagem de trem. Assim, não restaram dúvidas quanto à escolha do tema.

“Apesar de ter escrito para crianças, o livro tem potencial para encantar professores, alunos, pais e apaixonados pela história ferroviária do Sul do estado. Além da história, desde 1884, com a importância da Estrada de Ferro já naquela época, as páginas apresentam também a atuação do Museu Ferroviário de Tubarão”, destaca Edla.

Para Criar
Alice Decorações
Confraria do Pão
Sidertur
Help Cell
Laboratório Dal Pont

O início do livro traz a cidade de Sideropolis como cenário, segundo a autora existe um sentimento especial pela cidade. A viagem com a locomotiva tem seu ponto de partida na cidade e se estende até Imbituba.

A produção da obra, que contou com o apoio da Ferrovia Tereza Cristina (FTC) e da Engie Brasil, além do incentivo cultural por parte do Museu Ferroviário de Tubarão, foi realizada no dia 29 de abril. Aqueles que tiverem interesse em adquirir um exemplar, estará disponível na Livraria Consulato, em Oficinas, ou com a própria escritora, por meio do WhastApp (48) 99995-2669.

____

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Topo