Trânsito

População pede por soluções antes de novas mudanças no trânsito de Siderópolis

87357b2d 0f52 447f 9cc2 696a2bd68874

Uma reunião foi marcada pelo Governo Municipal para apresentar o “Projeto de sinalização e mobilidade urbana de Siderópolis”. Durante o encontro o arquiteto Guilherme Manenti destacou as principais mudanças que serão feitas.

O encontro foi marcado pela participação de comerciantes, lideranças políticas e a população em geral, que pediram para rever as mudanças já feitas antes de dar início em outras modificações.

O questionamento, principalmente de comerciantes, foram as vagas de estacionamento perdidas com a nova regra do trânsito. “Tive que alugar um terreno para conseguir estacionar”, disse um comerciante. “Tenho que caminhar vários metros com mercadoria nas costas até minha loja”, destacou outro lojista. Comerciantes também relataram que o entroncamento da Rua Treviso é perigoso.

O prefeito, Hélio Cesa, o Alemão, disse que toda mudança teve uma justificativa. “Nada foi um mero desejo, mas sim com argumentos que os números mostraram. Fizemos uma mudança histórica sempre visando o pensamento coletivo”, pontuou.

O vice prefeito, Xande Feltrin, destacou que a mudança foi um teste e que com ponderações poderão ser repensadas. “Foram feitas pesquisas e estudos técnicos baseadas em hábitos locais. Não é uma mudança finalizada ainda”, disse.

9 estagiários realizaram a pesquisa inicial em horários estratégicos nas entradas e saídas da cidade. “Sabemos que as ruas são estreitas e que a Rua Treviso é a principal entrada da cidade, por isso bolamos mudanças pensando na hierarquia do trânsito e nos pedestres. Tivemos que fazer algumas escolhas referente aos estacionamentos, dando prioridade para alguns locais”, destacou o arquiteto.

As observações foram anotadas e serão avaliadas. Uma outra reunião será marcada.

Problemas encontrados

De acordo com o arquiteto, os problemas encontrados com a pesquisa foram:

  • Calçamento e acessibilidade na área central;
  • Falta de sinalização turística e indicativa tanto na área central como no perímetro total da cidade;
  • Ausência de espaço exclusivo para bicicletas;
  • Maior segurança aos pedestres;
  • Melhor dinamismo aos veículos, principalmente em horários de movimento.

Principais modificações

Para solucionar os problemas as principais modificações foram e serão:

  • Ruas Treviso e Jorge Lacerda: retirou-se uma faixa de estacionamento e tornaram-se mão única;
  • Ruas Calixto de Matia e José Feltrin: retirou-se o estacionamento de um dos lados da via, além de torná-las mão única o que facilita o acesso à Escola José do Patrocínio;
  • Rua Siderúrgica: fez-se modificações no estacionamento da via;
  • Criação de 4 rótulas: sendo elas na Avenida Municipal e na Rua Siderúrgica;
  • Criação de Ciclofaixas: Rua Treviso, Rua Jorge Lacerda e entorno da Praça da Matriz.

Novas mudanças

As novas mudanças apresentadas visam criar rótulas e ciclofaixas e colocar placas indicativas e turísticas.

Serão criadas quatro rótulas para favorecer acima de tudo o pedestre. Serão colocadas 99 placas indicativas e 120 turísticas. Para as turísticas são 6 modelos:

12 bandeira com braço curto

6 bandeira com braço longo

1 Pórtico metálico

45 Placas de solo

22 Placas pictograma

13 Placas limite municipal.

“Para que as pessoas venham até a cidade elas precisam ser orientadas, por isso vamos distribuir placas em locais estratégicos da cidade. No primeiro momento não haverá indicação de pontos privados nas placas por conta da mudança que os estabelecimentos fazem”, completou Guilherme.

____

JATENE MACEDO – REDAÇÃO SIDERÓPOLIS NOTÍCIAS

Adicionar comentário

Click here to post a comment