Cultura

Praça Maestro Ewaldo Tancredo é inaugurada em Siderópolis

Jessica Rosso Crepaldi 2 2
Jessica Rosso – Departamento de Comunicação Prefeitura de Siderópolis

A região Central de Siderópolis passa a contar com mais um espaço de lazer. A Praça Maestro Ewaldo Tancredo que foi inaugurada na manhã de sábado, dia 18.

A estrutura conta com letreiro e jardinagem que fazem referência à música. O local tem ainda 12 bancos distribuídos pela praça, feitos de metal e madeira, três rampas, e iluminação em Led. O chão foi pavimentado com paver de concreto. O valor investido de R$ 93.831,12 é oriundo de financiamento no âmbito FINISA com contrapartida do município.

A iniciativa de batizar o espaço com o nome do senhor Ewaldo é uma homenagem por todo o trabalho e dedicação como maestro, compositor e músico, tendo tido um importante papel durante a sua vida, se tornando referência na música, e deixando um marco para o município de Siderópolis.

Muitos foram influenciados pelas partituras do maestro, toda uma geração que deu sequência ao aprendizado, fazendo de Siderópolis, um município reconhecido em toda a região. Foi fundador da banda American Night, que nas décadas de 60, 70 e 80 eternizaram pela formação inicial os nomes de Zé Geraldo, Lique, Osvaldo, Zequinha e Elipídio, fortalecendo  os novos músicos como Kika, Jai, Flavinho, Gelsinho, Jorge Nando, Isis, Boca, Ramon, Yasmin, Ana Paula e tantos outros que fizeram e fazem de Siderópolis destaque também músical.

“Em conversa com alguns familiares foi decidido em comum acordo que este ano não teríamos um evento de inauguração proporcional ao tamanho que foi o papel desempenhado pelo senhor Ewaldo, e isso nem seria possível, porque realmente foi um trabalho grandioso, e não há como comparar. Hoje fizemos um ato de entrega simbólico, com a presença de familiares. As pessoas já estão usufruindo do espaço, e agora está oficialmente entregue aos nossos munícipes”, afirmou o prefeito Franqui Salvaro.

A tamanha representatividade do talentoso maestro foi lembrada com carinho pelo seu sobrinho, o vereador de Tubarão, José Luiz Tancredo, que participou do ato simbólico e falou em nome da família.

“Tio Waldinho, como carinhosamente chamávamos era maestro, compositor, músico profissional, teve seus filhos que se tornaram músicos também, responsável pela criação do American Night, com uma grande orquestra na época e depois banda. Como maestro em Lauro Muller, Tubarão, também deixou uma marca muito grande e isso é importante, porque para o marco da música aqui no Sul de Santa Catarina o celeiro aqui é a nossa região e Siderópolis está nesse radar como uma cidade que tem seus músicos, seu orgulho. Trazer o nome da Praça do querido tio Waldinho é  é uma grande honra para os familiares, e a cidade, além de ter um local que dá esse marco, ganha um espaço cultural para aproveitar”, finalizou o sobrinho.

A praça fica localizada no cruzamento da Avenida Osvaldo Pinto da Veiga, Rua Sétimo Bilésimo e Avenida Porfírio Feltrin.

Jessica Rosso Crepaldi 3 2 Jessica Rosso Crepaldi 6 1 Jessica Rosso Crepaldi 5 1 Jessica Rosso Crepaldi 4 1 Jessica Rosso Crepaldi 1 4 Jessica Rosso Crepaldi 2 2

Adicionar comentário

Click here to post a comment