Saúde

Prefeitura de Siderópolis fará ações de combate à febre amarela

FEBRE AMARELA
Jessica Rosso – Departamento de Comunicação Prefeitura de Siderópolis

A Prefeitura de Siderópolis, por meio da Secretaria de Saúde, irá promover ações voltadas para a prevenção contra a febre amarela. A decisão foi tomada em reunião na noite dessa quarta-feira, dia 4, após o registro do sétimo caso em Santa Catarina nesta semana.

Segundo a secretária de saúde Janaína Bertram Warmling a febre amarela é uma doença infecciosa aguda e pode levar à morte no período de até uma semana. “A contaminação ocorre quando uma pessoa que não é vacinada é picada por um mosquito silvestre contaminado. Isso ocorre geralmente em regiões com mata. O vírus é transmitido ao homem pelo mosquito Aedes aegypti”, explicou. A secretária disse ainda que macacos são as primeiras vítimas da doença. “São eles que sinalizam o local que o vírus da febre amarela está circulando. Eles não transmitem a doença”, afirmou.

O prefeito Franqui Salvaro alerta a população para a prevenção. “Vacine-se e proteja-se. A vacina [dose única] deve ser feita a partir dos nove meses”, disse. As doses estão disponíveis em todos os postos de saúde.

Adicionar comentário

Click here to post a comment