Instituto Mix
Colunistas

Preparações para crises, comece hoje!

Espero que, ao fim desta pandemia, a qual eu sei que vai demorar muito para acabar, espero que as pessoas mudem suas ideias e sua forma de pensar no que se diz respeito à preparação emergencial.

Muitas pessoas riam de mim por praticar técnicas de purificar água, por aprender a fazer fogo primitivo, por aprender técnicas de caça e armadilhas. Riam por usar um acampamento como preparação de sobrevivência na mata. Com esta pandemia, eu ainda não cheguei a precisar usar estas habilidades, mas usei alimentos que fui guardando aos poucos antes de tudo acontecer, além do que, eu já tinha uma certa reserva de álcool em gel e algumas máscaras em casa. Só esta mínima preparação já evitou que eu ficasse exposto ao vírus saindo de casa.

Pouco antes do vírus chegar, eu fiz uma horta razoável e comecei a criar algumas galinhas e codornas que me servem de ovos e, em uma situação pior, pode me matar a fome com sua carne. Você pode dizer que é só ir no mercado comprar, pois não faltou comida no mercado. Posso dizer que isso não aconteceu por pouco, mas talvez ainda possa acontecer. Mas só de ter alimentos em casa evita que eu fique saindo me expondo ao vírus, é só sairei quando meu alimento acabar.

Delícias da Tay
Point das Coxinhas
Maganhin
Rossana Bottini

Se voltarmos no tempo, não tão longe, pois, em maio de 2018, a chamada de “Crise do Diesel” foi o suficiente para secar as prateleiras do mercado. Dessa mesma forma, podemos esperar também uma crise pós pandemia, com milhares de pessoas sem emprego e, consequentemente. sem renda. Nestas horas, você tendo cenoura, batata, tomate, abobrinha, alface, ovos e algumas galinhas podem quebrar um baita galho e matar sua fome e da sua família.

Hoje, vemos que quem mora no interior, em algum sítio, vive muito melhor que nós, pois plantam praticamente tudo que precisam, além de ter leite, peixe, carnes variadas. Mas aí você me pergunta: eu preciso morar na cidade por conta do trabalho, como posso fazer? Bom, para começar, eu moro na cidade e, minha casa, tem um quintal onde posso plantar e criar animais de pequeno porte. Você não precisa de muito espaço para ter o mínimo.

Para quem mora em apartamento, também dá de fazer sua horta em vasos e baldes, afinal, existem técnicas de plantio de batata em baldes que pode fornecer batata o ano todo. E, quanto aos animais, se você tem uma sacada em sua casa com o mínimo de espaço possível, dá de criar codornas que são pequenas e geram ovos e carne. Ou então invista em um congelador para estocar carne para mais de três meses e uma boa dispensa. Fazendo isso, você está sendo responsável pela sua vida e dos seus familiares.

Viu, você pode ser um Sobrevivencialista de apartamento. Mas lembre-se que você nunca estará preparado para tudo, mas o mínimo já te salvara de muita coisa. Lembrando de que nada adianta você ter uma boa preparação e qualquer vagabundo invada a sua casa e roube tudo que você tem. Então, você também precisa estar preparado para isso? Ou vamos supor que você precise sair da sua casa rapidamente, você sabe para onde ir em um momento de crise? Se sabe, qual rota você vai usar? Já estudou a que terá menos movimento? Por que, quando você precisar sair as pessoas também vão. E. então?

Essas e muitas outras dicas pretendo abordar em meus textos a partir desta data. Então, até lá, sobreviva.

Se preferir ouvir o podcast que fala deste assunto click no link.

Aqui está um programa para você… #12 Falamos um pouco sobre Sobrevivencialismo. Episódio de Miolo_mole
https://open.spotify.com/episode/0knx3s7vkNjurx05ECeroQ?si=XHVUqmYwS6WmVLZheE9MIg

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Topo