Educação

Programa da Defesa Civil é apresentado nas escolas de Siderópolis

Divulgacao 2 1
Jessica Rosso – Departamento de Comunicação Prefeitura de Siderópolis

O coordenador Regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, e o coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil de Siderópolis, Roni Remor, e a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação Municipal, Denise Nunes estão passando nas escolas da rede municipal apresentando o Programa Defesa Civil nas Escolas. A proposta criada pela Defesa Civil de Santa Catarina terá continuidade este ano, após o prefeito Franqui Salvaro assinar o termo no mês passado.

O Programa Defesa Civil nas Escolas Consiste na realização de atividades educativas voltadas para a temática de redução de risco e de autoproteção de desastres e cuidado com o meio ambiente, afim de falar em um futuro melhor, preparando as crianças e os professores, além de transmitir o objetivo maior da Defesa Civil, que é a proteção à vida.

Até esta quarta-feira, dia 8, receberam a visita pedagógica da Defesa Civil, as escolas Aurora Péterle, Miguel Lazzarin e Jorge Biff. As rodas de conversas acontecem em grupos, divididos em A e B, por conta da quantidade de alunos permitida em sala de aula, em decorrência dos protocolos da Covid-19. O primeiro encontro com alunos e professores tem o intuito de sanar as primeiras dúvidas acerca do Programa DCE e futuras atividades e ainda, alguns conceitos iniciais sobre proteção e Defesa Civil.

“Essa parceria é importante entre a Defesa Civil e as escolas porque vai estar preparando os alunos para que realmente eles tenham uma visão do que significa a Defesa Civil. A preparação dos alunos e professores vai refletir também nas famílias, porque o filho chega em casa e passa para os pais”, pontuou o coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil de Siderópolis, Roni Remor, que terá o papel de fazer essa aproximação entre o núcleo escolar e a comunidade.

“A Defesa Civil se preocupa com os eventos naturais e também em prevenir aquilo que possa fazer com que alguns fatos e episódios aconteçam em nosso meio”, concluiu.

O coordenador Regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira complementou dizendo que com o programa “o município estará construindo a resiliência local e formando um núcleo escolar para atuar na comunidade e propagar a cultura da prevenção e da preparação em Defesa Civil”, disse.

“Muito importante destacar e agradecer a Defesa Civil Regional, através do Nei, que auxilia a Defesa Civil Municipal nesses e em outros projetos”, afirmou o prefeito Franqui Salvaro.

O programa terá continuidade no município pelos próximos cinco anos e atende alunos do 6º ao 9º ano. “O resultado é muito gratificante, os professores estão participando de uma capacitação on-line para poder desenvolver as atividades no segundo semestre”, explica a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação Municipal, Denise Nunes. O projeto é interdisciplinar.

Divulgacao 2 1 Divulgacao 3 1 Divulgacao 4 1 Divulgacao 1 1

Adicionar comentário

Click here to post a comment