Educação

Projeto de musicalização desenvolvido em CEIM contribui para desenvolvimento e formação de bebês e crianças

JESSICA ROSSO 12
Jessica Rosso – Departamento de Comunicação Prefeitura de Siderópolis

O Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Olírio Cesa, em Siderópolis, desenvolve um projeto de musicalização com bebês e crianças. A ideia foi colocada em prática este ano e consiste em fazer com que a criança compreenda que a música é uma forma de comunicação, uma linguagem sensível ao ser humano, uma forma de adentrar, ser e estar no mundo, além de contribuir para seu desenvolvimento e formação.

O prefeito Franqui Salvaro, acompanhado do secretário de Educação Méricles Rossa estiveram no CEIM Olírio Cesa, visitando a instituição de ensino. “Nessas visitas aproveitamos para ver de perto como estão funcionando projetos como esses, que são desenvolvidos pelas nossas escolas, e nesse caso pelo CEIM. É todo um trabalho feito em equipe e isso nos deixa muito contentes, pelos resultados futuros que esses projetos trarão aos nossos alunos. Minha gratidão sempre a todos que contribuem para isso”, ressalta o prefeito Franqui Salvaro.

A acadêmica de Letras e professora auxiliar Maria Eduarda Bittencourt é quem está engajada no projeto, juntamente com a diretora Rita de Cássia Brignoli. “Eu iniciei aqui trabalhando como estagiária por ser da área da educação há alguns anos. Minha diretora, visando o bom desenvolvimento das nossas crianças, teve a ideia de fazer um projeto, no qual contemplará todos os campos de experiência”, conta Maria Eduarda, que toca alguns instrumentos.

“Sou envolvida com a música há algum tempo. Minha diretora sabendo disso, decidiu me chamar pra desenvolvermos essa ideia dela, e criarmos o projeto de musicalização. Estudamos bastante sobre o assunto e iniciamos o projeto com as nossas crianças há mais ou menos um mês”, afirma.

A diretora Rita de Cássia Brignoli explica que a música já era trabalhada pelos professores em algum momento, mas que ter uma professora auxiliar dedicada a esta função é muito importante. O projeto foi apresentado para a Secretaria de Educação do Município, e foi aceito. “É uma atividade extracurricular. Nossa intenção não é que o aluno aprenda a tocar um instrumento, mas que ele desenvolva outras linguagens através da música. Ter esse contato desde pequeno com a música é uma ferramenta muito importante para o seu aprendizado”, explica.

Maria Eduarda complementa que a música vai além, sendo capaz de contribuir positivamente na formação das crianças desde o ventre materno. “É comprovado cientificamente que o bebê que ouviu música de forma sequencial e harmoniosa antes de nascer, tem mais facilidade de receber alimentos, chora menos e dorme melhor. Tudo isso porque ele acaba criando um vínculo com a música, o que o faz sentir seguro num mundo que pra ele é novo. Durante o processo de crescimento, a música pode continuar contribuindo de diversas maneiras”, complementa. As atividades musicais, segundo ela, são capazes de estimular e ajudar na coordenação motora, na percepção e no reconhecimento dos sons, na dicção, na imaginação, na sensibilidade, na memória, e em diversas outras áreas.

JESSICA ROSSO 6 JESSICA ROSSO 4 JESSICA ROSSO 5 JESSICA ROSSO 2 JESSICA ROSSO 3 JESSICA ROSSO 7 JESSICA ROSSO 9 JESSICA ROSSO 8 JESSICA ROSSO 10 JESSICA ROSSO 11 JESSICA ROSSO 12 JESSICA ROSSO 13 JESSICA ROSSO 14 JESSICA ROSSO 15 JESSICA ROSSO 1

Adicionar comentário

Click here to post a comment