Educação

Projeto piloto levará professores e funcionários da rede municipal para visitar Trilha dos Tropeiros, em Siderópolis

Divulgacao 34
Jessica Rosso – Departamento de Comunicação Prefeitura de Siderópolis

Atividade fará parte da Semana Pedagógica realizada no mês de julho

O Governo Municipal de Siderópolis, através da Secretaria de Educação, está preparando uma Semana Pedagógica diferente para o mês de julho.

Dentre as atividades que irão ocorrer, os professores e demais funcionários da rede municipal de ensino irão participar do projeto piloto do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). Trata-se de uma visita a campo na Trilha dos Tropeiros.

A ideia é que o grupo possa percorrer a parte inicial da trilha, que equivale aproximadamente a 2 quilômetros, e tenha um contato mais direto com a natureza, para posteriormente compartilhar conhecimento em sala de aula.

A trilha possui, no total, mais de 9 quilômetros que vai até Bom Jardim da Serra, passando por por duas unidades de conservação, municipal e estadual, sendo um pedaço da Mata Atlântica. A atividade está prevista para acontecer na sexta-feira, dia 22 de julho. Ao todo o município possui 152 professores, que serão divididos em grupos, para participar da atividade ao longo do dia.

O biólogo do Ima Juliano de Matos Emmerick, que atua na Reserva Biológica Estadual do Aguaí, explica que o projeto piloto veio para cumprir a função institucional de transmitir informação ao público em geral sobre o meio ambiente. A proposta de trabalhar o assunto já é realizada nas escolas, mas desta vez, o foco será trabalhar com os professores, “porque eles são multiplicadores de conhecimento”, como relata o biólogo.

“Já venho fazendo um trabalho ambiental nas escolas há bastante tempo, então decidimos mudar o foco para que a gente capacite os professores para que eles possam trabalhar a educação ambiental nas diversas disciplinas”, afirma. Por ser um tema que não tem uma disciplina própria, a proposta é que ele seja desenvolvido dentro do que já existe no currículo. Mas para que a experiência seja completa, a visita é essencial.

“A maioria dos professores nunca teve esse contato próprio com o meio ambiente para poder realmente levar essa proposta de trabalhar com todas as disciplinas. A proposta é trazer os professores para uma experiência de vivência para que eles tenham esse contato com a natureza e sejam capazes de transmitir esse conhecimento dentro das suas diversas disciplinas”, diz.

O projeto piloto já passou pela primeira etapa, na última semana pedagógica, quando os professores participaram de uma palestra. A saída a campo é uma segunda etapa do projeto, que encerra com a terceira etapa nas escolas, com a compilação do conhecimento, Nesta última etapa os professores desenvolvem atividades em sala de aula com os alunos, tendo o site do Ima disponibilizado para pesquisa.

A coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação Municipal, Denise Nunes e o  secretário de Educação, Méricles Rossa, visitaram o local onde será realizada a atividade com os professores. “Os professores que não puderem realizar a trilha irão participar de uma palestra, no mesmo dia, no Instituto Felinos do Aguaí. Vale lembrar que o tema meio ambiente está assegurado na BNCC”, ressaltou.

Conclusão da capacitação “Autismos Presentes”

No dia anterior, dia 21 de julho, os professores da rede municipal irão receber o certificado de conclusão do curso voltado para o autismo. Foram seis encontros ao longo do semestre, promovidos pelo movimento Onda Autista em parceria com a Uniasselvi.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação Municipal, Denise Nunes, aumentou o número de crianças diagnosticadas nos últimos anos nas escolas da rede municipal de Siderópolis. “O curso vem para contribuir para que os professores tenham mais informação e assim oferecer um ambiente que seja saudável para o desenvolvimento e aprendizagem”, afirma.

“Precisamos muito levar conscientização, informação  correta e sensibilizar a todos da importância desse processo, para que realmente seja feita uma inclusão de qualidade para os alunos autistas. Sabemos da dificuldade hoje encontrada pelas escolas e por este motivo esse projeto é tão importante, e nos disponibilizamos em fazer esse trabalho voluntário para que  todos tenham acesso e possam efetivamente iniciar essa mudança”,  ressalta a conselheira Nacional Onda Autismo Elaine Cardoso.

Em Siderópolis, o prefeito Franqui Salvaro sancionou uma lei em novembro de 2021 que autorizou a criação do censo de inclusão das pessoas diagnosticadas com Transtorno Espectro Autista (TEA), de autoria das vereadoras Jadna de Cassia Rodrigues (PSDB) e Glaucia Perico (MDB). A partir desta lei, foi realizada a capacitação para os professores.

Adicionar comentário

Click here to post a comment