Colunistas

Quatro curiosidades sobre Dior: o design dos sonhos

Um homem apaixonado pelo mundo místico, e pelas mulheres. Um talento imortalizado ao redor do mundo, o designer de sonhos. Com certeza faltariam palavras para descrever quem foi Christian Dior. Mas uma coisa é certa, é sinônimo de sucesso.  Christian Dior descobriu o futuro afortunado e de sucesso que seu nome carregaria aos 14 anos, quando foi a primeira vez consultar uma vidente. Ele herdou da avó o gosto pela adivinhação e superstição, gosto que esteve em sua vida até seus últimos dias.  Este ano a maison completa 74 anos portanto conheça agora 4 curiosidades por trás da marca:

1-           O MISTICISMO E O EMPURRÃO QUE FALTAVA

Dior era extremamente supersticioso e se quer tomava uma decisão importante sem consultar uma de suas videntes. Inclusive a decisão de se tornar um estilista em sua própria Maison, aconteceu após Monsieur Dior tropeçar em uma estrela na calçada.  Não à toa, a atual diretora criativa da marca, Maria Grazia Chiuri, apostou no misticismo para a nova coleção Haute Couture Spring-Summer 2021 (Alta costura- Primavera verão 2021) da marca. Mas se engana quem pensa que esta foi a primeira vez, afinal em todos esses anos, o mundo místico, a astrologia e a superstição que Christian Dior tanto acreditava se fez presente inúmeras vezes nas passarelas.

Delícias da Tay
Carlos Frango Assado
Studio LE
Espaço Aurora
Confraria do Pão
Alice Decorações

2-  A FRAGRÂNCIA MISS DIOR

Completando a elegância da mulher, Dior lança o perfume “Miss Dior”. Este foi desenvolvido paralelamente à sua primeira coleção de alta-costura. Inspirado principalmente por sua irmã, ele dedicou o perfume original a ela e a todas as mulheres que o inspiravam. De lá para cá, a marca já lançou em média 14 perfumes.

“O primeiro frasco de Miss Dior foi concebido para espelhar a silhueta que Christian Dior tinha mostrado no desfile, criação de Baccarat tinha o formato de uma ânfora: feminina, curvilínea, atemporal e que fazia lembrar uma flor expressando a beleza clássica e juventude, um frasco magnífico para guardar o precioso perfume. ”  – Portal Ana Suil

3-  LADY DIOR A BOLSA REAL

A bag mais famosa da marca, a chamada “Lady Dior” é um dos modelos mais populares da maison e foi criado em 1994. Inicialmente recebia o nome de “Chouchou”, foi quando tornou-se a favorita da princesa Diana de Gales.  A bolsa era tão recorrente nas aparições de Diana, que foram encomendadas em várias versões, para que a princesa pudesse usar em diversas ocasiões públicas ou não. Sua textura chamada “cannage” (muito usada para produção de objetos decorativos) e seu formato, tornaram-se então, inconfundíveis.

O uso da técnica cannage se deu em homenagem à cadeira de Napoleão III utilizada no primeiro desfile da marca em 1947. Esse motivo ficou conhecido como assinatura da Dior.” – Etiqueta única

4- ENFIM O NEW LOOK

No pós guerra a Europa passava por um período muito difícil, fazendo com que fosse necessário economizar tudo o que fosse possível, incluindo tecidos. Foi quando Monsieur Dior apresentou sua primeira coleção, algumas de suas peças chegaram a consumir 20 metros de tecido em sua confecção. Porém essa quantidade de tecido não era um problema para Dior, afinal o estilista e sua marca recebiam um financiamento de um fabricante Têxtil. Neste desfile surgiu então o  “New Look” revolucionando o mundo da moda. Era a despedida de uma silhueta austera dos tempos de guerra para uma cintura bem marcada e com saias amplas.

E ai gostou de saber algumas curiosidades sobre a Maison Dior?
Confira mais conteúdos como esse no meu blog:

https://hemilysavicaetano4.wixsite.com/olhdv

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Topo