Cultura

Questionário visa mapear artistas, associações, entidades e movimentos culturais de Siderópolis

WhatsApp Image 2021 04 12 at 10.28.28
JATENE MACEDO – SIDERÓPOLIS NOTÍCIAS

Um questionário on-line foi criado com o objetivo de mapear artistas, associações, entidades, movimentos e afins que expressam culturalmente suas potencias artísticas em Siderópolis e região.

Além de reunir os artistas, e suas artes em um banco de dados, isso possibilitará uma maior articulação frente a luta por políticas públicas de incentivo à cultura. O departamento de cultura e turismo visa movimentar as linguagens artísticas, literárias no município.

“Temos muitos escritores, cito especialmente a Academia de Letras de Siderópolis – ALASI, que desenvolve um importante trabalho literário em nossa cidade, o grupo dos artesãos e artesãs com dons diversos para criação do artesanato, na linguagem musical temos bons profissionais, sobretudo nas artes plásticas com obras belíssimas, e muitos outros artistas que devem ser valorizados em suas potencialidades”, menciona o assessor de cultura do município Arisson Fabricio.

Ainda segundo Arisson a cidade precisa garantir leis que promovam a cultura. “Estamos buscando fortificar nosso conselho de cultura, a união deve imperar neste momento, temos que olhar para o departamento de cultura e turismo e reafirmar nossa bandeira pela causa e lutar para que floresça a cultura e o turismo em abundancia em nossa querida Siderópolis. A união, a força e o companheirismo neste momento é fundamental, juntos somos mais fortes”, completa.

Pautas que devem ser tratadas pelo conselho de cultura de Siderópolis em suas reuniões.

– Plano Municipal de Cultura;

– Criação ou ampliação dos recursos do Fundo Municipal de Cultura;

– Retomada ou recriação das Oficinas de linguagens artísticas para comunidades;

– Criação ou atualização da Lei de Patrimônio;

– Plano de restauração do Patrimônio material e imaterial do município;

– Criação de uma Lei de Mecenato Municipal de Incentivo à Cultura;

– Criação de festivais culturais na cidade em diferentes épocas do ano.

 

Para preencher o formulário CLIQUE AQUI.

____
FOTO CAPA: LUCAS LEMOS / CANAL IÇARA

Adicionar comentário

Click here to post a comment