Infoway Cabeçalho
Saúde

Raiva pode ter causado morte de cavalo em Siderópolis

Um equino (cavalo) morreu na localidade de Jordão Alto, em Siderópolis. De acordo com o Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), o animal apresentou sintomas de raiva e marcas de morcego, porém, só é possível a confirmação da doença após o óbito, coletagem e análise do material, que segundo o Cidasc, sairá daqui aproximadamente 15 dias.

O Cidasc está orientando produtores rurais na região que façam a imunização dos animais contra a raiva. Outros cavalos já apareceram com marcas de morcego e sintomas de raiva na localidade de Jordão Alto.

“A cada três a cinco anos há casos de surtos de raiva de herbívoros (doença transmitida pelo morcego aos animais) na região. É importante vacinar o animal, porque vai impedir que a doença continue o ciclo e ocorra com essa frequência. A orientação é sempre vacinar contra a raiva. Não é uma vacina obrigatória, mas recomendamos que vacine. Ocorre que quando recebemos o resultado, aí se torna obrigatório em uma área de 12 quilômetros da área do foco”, disse a médica veterinária do Cidasc, Carla Zoche.

Anuncie
Delícias da Tay
Sidertur
Beto Auto Som
TEXTO: ENGEPLUS – REDAÇÃO SIDERÓPOLIS NOTÍCIAS / FOTOS: DIVULGAÇÃO

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Topo