Colunistas

Resenha do livro: O 11º Mandamento de Abraham Verghese

Fabrícia de Pelegrini b 1

Os personagens Shiva e Marion são gêmeos, eles nasceram unidos pela cabeça e uma cirurgia de sucesso logo em seguida garantiu a vida destes meninos. Só que esse não foi o único problema deles logo no nascimento, pois a mãe morreu no parto e o pai desapareceu. Isso aconteceu em um hospital em Adis Abeba, capital da Etiópia, onde um casal de médicos missionários assume esses garotos e os criam em meio a uma vida dedicada a medicina. Assim começa o livro O 11º Mandamento, de Abraham Verghese, que em suas 616 páginas provavelmente irá emocionar quem se aventurar a ler esta história.

Os pais de Shiva e Marion eram a freira carmelita Mary Joseph Praise e o médico Thomas Stone, que tiveram um relacionamento proibido. Apesar de os gêmeos não estarem com seus pais verdadeiros, foram amados e educados de forma exemplar. A narrativa conta a infância e a juventude dos garotos, como era a relação entre os dois e as diferenças na personalidade de cada um. Em diferentes caminhos escolhidos, cada um segue na medicina e se dedica em dar mais qualidade de vida às pessoas e curá-las.

Uma vida de descobertas, autoconhecimento, empatia, preocupação com o outro, amores, traições, buscas e fugas de diversas formas se apresentam na trajetória de Shiva e Marion. Só que uma mulher que desde a infância convive entre eles é capaz de mudar muita coisa e abrir abismos entre os dois irmãos, separando-os de forma dolorosa, e assim novos caminhos e alternativas são encontrados para continuar a vida. Estados Unidos é uma alternativa que pode tanto salvar quanto matar; pode proporcionar novos recomeços, mas pode abrir a mesma ferida já cicatrizada, as escolhas vão levando os personagens a seus destinos. E encontrar o próprio pai depois de tantos anos, depois de adultos, foi mais uma entre tantas situações vividas.

Esta trama conquista e desperta sentimentos diferentes. O amor se apresenta em diversas formas e ele tanto une quanto separa, mas apesar de tudo os irmãos gêmeos têm uma ligação que fará com que no final o verdadeiro amor será decisivo.

 

O 11º Mandamento, de Abraham Verghese – 616 páginas.

Adicionar comentário

Click here to post a comment