Colunistas

Resenha do livro Um Casamento Americano

Sobre livros e leituras

O livro Um Casamento Americano, de Tayari Jones, é um drama de um casal que foi separado injustamente quando ele foi condenado por um crime que não cometeu e a partir daí a vida muda completamente, mostrando o que se passa na mente e na rotina dos dois. Celestial e Roy estão casados há pouco mais de um ano e suas vidas tem tudo para seguir de forma positiva. Ele é um executivo e ela uma artista, mas quando vão visitar os pais de Roy, fatos não explicados acontecem e ele é condenado a 12 anos de prisão.

Celestial e Roy são negros e essa acusação, uma injustiça racial, foi o motivo para a continuidade do livro, que segue contando sobre o relacionamento entre os dois e com cada um segue sua vida, ela fora e ele dentro da prisão. Ou seja, na história não se fala mais nada sobre o crime, não é abordada a injustiça e fatores relacionados a condenação. O enredo é focado no relacionamento.

umcasamentoamericano

Então, quem escolher a leitura de Um Casamento Americano vai encontrar o antes de Celestial e Roy, o durante o namoro e casamento e como será o desfecho deste relacionamento após a saída de Roy da prisão, que acontece bem antes do tempo previsto. Entre os dois personagens está Andre, amigo de infância de Celestial que a acompanha durante toda a sua vida como fiel confidente e melhor amigo. Só que ele a ema desde a adolescência e isso se revela quando ela se encontra sozinha e buscando forças para continuar sua vida sem Roy e tentando espera-lo.

Paralelo a estes acontecimentos, cada personagem tem sua história individual, que influencia na vida adulta. Acontecimentos, distâncias, dores, alegrias, incertezas, fragilidades, crenças e muito mais formam o todo de cada um e são bases para suas decisões. Roy, Celestial e Andre têm seus dramas familiares, sonhos e sentimentos. As decisões e ações podem ser certas ou erradas, mas foi o melhor que puderam fazer em cada momento da vida. Cada um tem seus defeitos e suas qualidades e a personalidade foi muito bem construída pela autora.

Ao ler Um Casamento Americano não espere encontrar uma história sobre injustiça racial porque você vai ler um drama familiar, uma busca pela felicidade e pelo que é o melhor a ser feito nas circunstâncias em que se encontram.

Um Casamento Americano, de Tayari Jones – 280 páginas

Adicionar comentário

Click here to post a comment