Colunistas

Resenha do livro Flor da Pele: uma aventura para salvar a humanidade

Sobre livros e leituras

Flor da Pele é um livro que conta a história de Isabel Zendal, uma enfermeira que fez parte da expedição realizada no início do século XIX, que levou a vacina da varíola para a população das colônias das Américas (territórios espanhóis). E a pesquisa feita por Javier Moro e sua forma de escrever, mostram muito mais nesta obra do que a vida de Isabel, conta também sobre o médico Francisco Xavier Balmis que liderou todo o trabalho e seu ajudante Josep Salvany.

O autor começa contando sobre Isabel e como ela foi parar nesta expedição que iniciou em 1803 saindo de La Coruña na Espanha. Uma garota pobre, que tinha vontade de trabalhar, foi ser criada na casa de uma família rica, com pessoas do bem. Ali ela aprendeu muito, mas neste período foi iludida por Benito que prometeu casamento e deixou Isabel grávida. Mesmo sendo mãe solteira, ela teve apoio naquela época, até que o destino a levou para ajudar a salvar a humanidade da epidemia da varíola, que era uma das doenças mais temidas no mundo.

flordapele 1

Isabel decidiu enfrentar o desafio porque nesta viagem foram também 22 órfãos de três a dez anos para que pudessem levar a recém-descoberta vacina contra a varíola e sua presença era para cuidar dos garotos e manter um equilíbrio entre a equipe. Única mulher no barco, teve muitos desafios, mas seguiu forte, sendo fundamental para o sucesso desta viagem. Em cada cidade que chegavam, não sabiam como seriam recebidos. Em alguns lugares com glórias quando as autoridades e o clero acreditavam na vacina e o bem que ela faria ao povo, em outros se depararam com preconceitos, corrupção, falta de interesse, falta de colaboração tanto pela Igreja quanto autoridades.

A narrativa conta detalhes de forma realista e cativante. Além de Isabel, o autor descreve desafios dos líderes da expedição, além de comportamentos, medos, esperanças e alegrias das crianças que eram órfãs. O autor também mostra um pouco o contexto histórico, oferecendo informações políticas e sociais da época.

O livro Flor da Pele não é só entretenimento, é também conhecimento. É uma leitura mais demorada pelos detalhes, mas muito interessante sobre esse período que a varíola começou a ser controlada. Ele conta como a ideia da expedição surgiu, sobre as pessoas que fizeram parte descrevendo suas vidas e sentimentos, suas conquistas e dificuldades e o resultado por onde passou. E claro, sempre tendo Isabel Zendal como personagem principal da narrativa, seus medos, suas paixões, suas convicções, suas escolhas.

Flor da Pele, de Javier Moro – 430 páginas.

Adicionar comentário

Click here to post a comment