Colunistas

Resenha do livro Garota Exemplar: nem tudo é o que parece

Sobre livros e leituras

Garota Exemplar, de Gillian Flynn, é um suspense que fez muito sucesso e virou filme, e se você gosta deste estilo e ainda não leu, vale a pena investir neste livro. Na construção da história, a autora consegue mostrar perspectivas conflitantes e que vai levando o leitor a mudar de ideia algumas vezes durante a leitura e é difícil imaginar como será o fim. Até que ponto uma mente perturbada pode chegar e ainda envolver de forma doentia várias pessoas que estão ao seu redor.

Será que Nick Dunne é mesmo o assassino de sua esposa Amy? No dia que estão completando cinco anos de casamento, Amy desaparece de casa e seu marido chama a polícia. Só que com o passar das horas o próprio Nick se torna o principal suspeito de ter matado a esposa. Amy é filha de dois escritores famosos e por isso ela é muito conhecida.

garota exemplar livro

O livro é narrado em duas perspectivas que são o presente, conforme os acontecimentos vão se desenrolando, e o passado que é um diário escrito por Amy, que mostra muito sobre ela e Nick nos últimos tempos e o que ela estava sentindo. E este diário deixa tudo confuso porque Nick fala de sua esposa de uma forma que o diário não mostra. Quem será que está dizendo a verdade? Amy ou Nick? E onde está Amy? Se foi sequestro ou assassinato, quem faria isso e por quê?

Muito mais do que o desenrolar da história e o que aconteceu com Amy, o livro mostra um casamento que está deteriorado, que o casal leva como dá e como se chegou até ali. O livro é rico em conteúdo, em sentimentos, em mostrar a perturbação psicológica das pessoas e o que são capazes de fazer. Nick tenta esconder pistas, conta sua versão para a polícia, fala com amigos de Amy do passado, mas não se tem certeza de nada. Outros personagens importantes na trama são a irmã de Nick, os pais de Amy, a vizinha do casal, entre vários outros que deixam marcas importantes.

Não é possível escrever mais sobre o livro sem deixar alguma informação que pode prejudicar o suspense da leitura. Então você pode descobrir lendo o livro, o desenrolar de toda a narrativa. Quem está falando a verdade, os medos de cada um, porque decisões são tomadas mesmo parecendo erradas e como tudo vai terminar, porque nem tudo é o que parece.

Garota Exemplar, de Gillian Flynn – 450 páginas.

Adicionar comentário

Click here to post a comment