Colunistas

Resenha do livro Quarto e o mundo limitado de Jack

Sobre livros e leituras

A história do livro Quarto, de Emma Donoghue, é marcante. Narrada por Jack, um garoto de cinco anos, tem uma linguagem simples, mas impactante a ponto de não querer parar de ler até o final. Imagine a autora conseguir descrever, de forma envolvente, o que se passa na cabeça de uma criança que nasceu em um quarto e ali cresceu e vive com a mãe, sem contato com mais ninguém no mundo e sem saber que existe algo fora dali. O quarto é o único mundo que Jack conhece e sua mãe é a única pessoa que ele teve contato.

Jack é um garoto feliz, sua mãe conseguiu criar uma rotina para a vida dos dois e ainda deixa-lo em segurança, porque toda noite, quando o velho Nick vai visita-la, ele fica trancado no guarda-roupa onde dorme. Sim, o quarto era o mundo de Jack porque sua mãe brincava com ele, o alfabetizou, praticavam exercícios e para assistir a televisão tinha horário estabelecido e às vezes ainda era aprendizado. A mãe fez o garoto separar em sua mente as coisas da vida que era o que vivia e as coisas da televisão, que era o que assistia.

quarto

Só que para a mãe, o quarto era uma prisão e por sete anos ela vivia ali e tentou de tudo para fugir e nada deu certo. Então quando Jack completou 5 anos, cheio de curiosidade e perguntas, a mãe começou a contar algumas coisas para ele que devagar ia assimilando. Também descobriu coisas de seu captor que a deixaram desesperada para colocar em prática um plano de fuga que dependeria muito do garoto.

E essa é a segunda parte do livro, quando mãe e filho colocam o plano em prática para fugir do cárcere. Jack não estava muito convencido que isso seria bom, mas acreditou na mãe e fez tudo o que ela planejou e orientou. E ao seguir a leitura da história, esta continua sendo contada pelo menino.

O desfecho desse plano de fuga somente lendo o livro para saber e também como a cabecinha de Jack vai se comportar neste novo mundo que ele não estava preparado para enfrentar. E além do garoto, a mãe que tanto sofreu nestes sete anos presa, vivendo uma vida de desespero tendo somente Jack como refúgio, vai encarar o que virá pela frente.

Quarto é um livro bem diferente, com grande carga emocional. É uma indicação de leitura para quem gosta de mudar estilos de narrativas.

Quarto, de Emma Donoghue – 350 páginas.

Adicionar comentário

Click here to post a comment