Saúde

A saúde mental dos idosos precisa de atenção

iStock 166762548

Pessoas com idade acima dos 70 anos são as que mais cometem suicídio no Brasil, principalmente em tempos de pandemia

Devido a pandemia do novo coronavírus que afeta o mundo todo, a saúde das pessoas veio, mais do que nunca, à tona, principalmente a saúde mental. Por isso, psicólogos alertam sobre os cuidados durante a quarentena, já que o tempo das pessoas acabou ficando ocioso e o funcionamento da mente passou por mudanças.

As pessoas do grupo de risco, especialmente os idosos, voltaram a trabalhar, mas outros permanecem em quarentena, por isso o cuidado da mente é de extrema importância, já que para esse grupo a atenção precisa ser redobrada.

“A saúde mental é importante para todos. Especialmente a dos idosos, o que percebo é a negligência. As pessoas próximas a eles possuem a opinião de que vão ficando mais ‘difíceis’ com a idade, mais teimosos, oferecendo nomes e pré-julgamentos. Eles também enfrentam dificuldades emocionais”, explica a psicóloga, Louise Angelo de Souza.

Segundo a Revista Encontro, as pessoas com idade acima dos 70 anos são as que mais cometem suicídio no Brasil, ainda mais em tempos de pandemia. “As pesquisas apontam para o isolamento, a desvalorização com a pessoa do idoso. Temos que entender algo simples e muito sério: o idoso é uma pessoa que tem vários papéis (pai, irmão, neto, aposentado), e quanto mais ele envelhece, menos papel ele exerce. Devemos ajudá-lo no que for possível para manter papéis vivos. Uma pessoa sem papel e sem nada a oferecer, adoece”, menciona a psicóloga.

Ainda de acordo com a Revista, além do risco de suicídio, problemas como ansiedade e depressão podem surgir nos idosos também. Por isso, a saúde mental deles requer atenção e é preciso reservar um tempo para cultivá-la melhor.

“Existem várias formas de cuidar da saúde de um idoso. A primeira é estando presente, mesmo que em época de isolamento e pandemia, estar presente por chamada de vídeo, tchauzinho de longe, da rua, coisas simples são fundamentais na saúde deles. E outra dica que eu daria é: pergunte. Procurem perguntar aos idosos o que eles querem, o que eles acham, qual a opinião. É muito importante que o adulto, a criança ou os que estão ao redor deste idoso, entendam que ele é uma pessoa, que ele continua sendo útil em muitas coisas e que ele está vivo, portanto, ele tem voz e direito. A idade não nos faz inúteis, são as pessoas que nos enxergam assim”, sugere a psicóloga.

Portanto, além de cuidar da saúde física, principalmente em tempos de coronavírus, é de extrema importância preservarmos a saúde mental, especialmente a dos idosos.

____
TEXTO: JATENE MACEDO / JORNALISMO SATC
FOTO CAPA: ILUSTRAÇÃO

 

Adicionar comentário

Click here to post a comment