CAMARA DE VEREADORES

Sessão Câmara de Vereadores de Siderópolis

IMG 8988

Homenagens às ACS e ao Bispo Dom Enemézio Lazzaris marcam sessão da Câmara de Siderópolis

As homenagens marcaram a sessão desta segunda-feira, 12, da Câmara de Vereadores de Siderópolis. Uma delas foi para o Bispo Sideropolitano, Dom Enemésio Angelo Lazzaris, pelos 10 anos de Ordenação Episcopal e pelas benfeitorias frente à Obra Orionita em várias cidades do Brasil. A outra homenagem foi feita às Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), pela passagem do Dia da Mulher, celebrado na última quinta-feira, dia 8.

Em discurso, o Bispo Dom Enemésio agradeceu o reconhecimento e fez um apelo em prol do Rio Mãe Luzia. “Espero não morrer sem ver o rio despoluído”, disse. Atualmente, Dom Enemésio é bispo diocesano na cidade de Balsas, no Maranhão. A Moção de Aplauso teve a autoria do presidente da Câmara, Franqui Salvaro, e do vereador Valentin Maravai, o Pipi, e foi aprovada por todos os vereadores.

Já a congratulação às Agentes Comunitárias de Saúde teve a iniciativa da vereadora Janete Trento. “Vocês, mulheres, desenvolvem um trabalho que faz toda a diferença no município. São verdadeiras guerreiras. Para nós, é um orgulho poder homenageá-las”, disse a vereadora. Durante a sessão, as agentes receberam, uma a uma, um Título de Reconhecimento.

Vereadores de Siderópolis solicitam instalação de lombada e de lombofaixa

Com a intenção de contribuir para a segurança da população, vereadores de Siderópolis aprovaram, por unanimidade, durante a sessão desta semana, indicações para a instalação de lombada e de lombofaixa em dois pontos do município. Os pedidos serão agora encaminhados à Prefeitura Municipal, para que sejam executados.

O vereador Roni Remor, o Lilo, solicitou a colocação de uma lombofaixa na Rua Treviso. “Os veículos trafegam em alta velocidade na via”, disse. Já o vereador Pedro Valcir de Souza, pediu a instalação de uma lombada na Rua Itaúna, no bairro Rio Fiorita. “É preciso oferecer mais segurança às pessoas”, sublinhou.

Melhoria de estrada também é tema de indicação

Além dos pedidos para a instalação de lombadas, outra indicação aprovada por unanimidade durante a sessão desta semana levou em conta a necessidade de manutenção e reparos na Rua Guerino Savaris, na área central do município. Segundo o vereador indicante, Clademir Manoel de Souza, o Peninha, a rua apresenta diversos pontos de deterioração, com lajotas soltas e buracos.

Lombada 1

Vereador sugere retirada de pista de skate e avaliação quanto à corte de árvore em Siderópolis

O vereador Pedro Valcir de Souza entrou com indicação, solicitando que a Prefeitura Municipal retire a pista de skate localizada ao lado do Ginásio de Esportes Antônio Espíndola Ramiro. “A sugestão é que, no local, seja construída uma quadra de areia para a prática de esportes como vôlei, pista de arremesso de peso e disco”, afirmou.

Em outro pedido, Valcir sugere que a Prefeitura averigue a necessidade de corte de árvore na pracinha localizada em frente ao Colégio Dom Orione. “O tronco da árvore está oco, podendo representar perigo para alunos e pedestres, assim como possíveis danos materiais caso ocorra a queda da árvore”, justificou.

Foto árvore

Indicação sugere que Prefeitura de Siderópolis tenha CIPA

Uma indicação, de autoria do vereador Clademir Manoel de Souza, o Peninha, sugere que a Prefeitura Municipal de Siderópolis crie a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), conforme Norma Regulamentadora nº 5. O documento foi aprovado por unanimidade durante a sessão da Câmara de Vereadores realizada na noite desta última segunda-feira, 12.

“O objetivo da CIPA é a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível, permanentemente, o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde”, sublinhou Peninha.

Três Pedidos de Informação são encaminhados à Prefeitura Municipal

Vereadores de Siderópolis fizeram mais três Pedidos de Informação durante a sessão legislativa desta semana. As solicitações foram direcionadas à Prefeitura Municipal.

Um dos pedidos, de autoria do vereador Willian Bonassa, solicita a relação de veículos (carros, caminhões, ônibus, etc) e máquinas de todas as secretarias do município. Outra solicitação, de autoria do vereador Clademir Manoel de Souza, o Peninha, solicita informações a respeito da COSIP (valor do repasse, forma de aplicação dos valores repassados, bem como a existência ou não de uma conta específica para a COSIP).

Um terceiro Pedido de Informação foi feito pelo vereador Pedro Valcir de Souza. O parlamentar solicita ao Executivo informações à respeito das obras de reparo dos buracos feitos pela Casan. “O dinheiro já foi repassado pela empresa, no entanto, ainda há reclamações por parte dos munícipes. O dinheiro repassado não foi suficiente? Há programação para o término das obras?”, indagou Valcir.

Projeto de Lei que cria COMJUVES é aprovado na Câmara de Siderópolis

Foi aprovado, por unanimidade, durante a sessão da Câmara de Siderópolis, o Projeto de Lei do Legislativo que cria o Conselho Municipal de Juventude de Siderópolis – COMJUVES. O documento teve a autoria do vereador Clademir Manoel de Souza, o Peninha.

Segundo Peninha, o Projeto de Lei leva em consideração a importância da atuação mais efetiva dos jovens nos processos políticos voltados à juventude, como saúde, trabalho, cultura, esporte, lazer e segurança. Conforme a lei, o Conselho Municipal de Juventude de Siderópolis ficará diretamente vinculado à Administração Municipal e funcionará em consonância com os Conselhos Estadual e Federal da Juventude.

Aprovado Projeto de Lei que denomina rua da comunidade de Rio Jordão Baixo

Vereadores de Siderópolis aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei do Legislativo que denomina de Rua Caminho dos Imigrantes, a Rua Projetada localizada na comunidade de Rio Jordão Baixo. O documento teve a autoria do presidente da Câmara, vereador Franqui Salvaro. A via tem início na Estrada Geral Rio Jordão Baixo (Ponte Antônio Remor) e término no pontilhão de arame que cruza o Rio Mãe Luzia.

Requerimentos à ADR e ao DEINFRA são aprovados no Legislativo de Siderópolis

Dois requerimentos, sendo um direcionado à Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), e o outro ao Departamento Estadual de Infraestrutura (DEINFRA), foram aprovados por unanimidade durante a sessão desta semana da Câmara de Siderópolis.

Para a ADR, o vereador Clademir Manoel de Souza, o Peninha, solicita a colocação de câmeras de vídeo monitoramento na Escola de Educação Básica José do Patrocínio. “É preciso garantir mais segurança aos alunos e funcionários da unidade escolar”, disse.

Já ao DEINFRA, o vereador Valentin Maravai, o Pipi, solicita a realização de uma “operação tapa-buraco” em alguns pontos da Rodovia SC 446, em Siderópolis. “Peço atenção para o trecho logo após a rótula de acesso ao centro da cidade, nas proximidades do posto de combustível, e após o trilho da estrada férrea, no bairro Rio Fiorita”, explica.

Projeto de Lei prevê curso de primeiros socorros para funcionários de escolas de Siderópolis

Está em trâmite, na Câmara de Vereadores de Siderópolis, o Projeto de Lei do Legislativo que dispõe sobre a obrigatoriedade da realização de cursos de primeiros socorros e prevenção de acidentes a funcionários das escolas, creches ou centros de educação infantil instalados no município de Siderópolis. O documento tem a autoria do Presidente da Câmara, Franqui Salvaro.

COLABORAÇÃO: ASSESSORIA CÂMARA DE VEREADORES DE SIDERÓPOLIS – VANESSA NÓRDIO

Adicionar comentário

Click here to post a comment