Cultura

Siderópolis abre programação do Mês da Consciência Negra

Jessica Rosso – Departamento de Comunicação Prefeitura de Siderópolis

O Governo Municipal de Siderópolis, através do Departamento de Cultura, Fórum da Mulher Negra de Siderópolis, Movimento de Conscientização Negra Cruz e Souza e Pastoral Afro Inhá Chica, iniciou nesta quarta-feira, dia 3, a programação do Mês da Consciência Negra.

O ato oficial foi realizado no Paço Municipal com a abertura da exposição de obras de arte de artistas pretos de Siderópolis.

O projeto pretende desenvolver atividades onde possa resgatar, valorizar e fortalecer a cultura afrodescendente do município, honrando a memória e a grande contribuição que a mesma ofertou e ainda oferece à cidade. O mês da consciência negra foi pensado em parceria com os movimentos afros do Município.

Confraria do Pão
Sidertur
Help Cell
Eduarda Rizzi
Studio LE
Para Criar

“Ocupar o Paço Municipal com a exposição de obras de arte de artistas negros é valorizar a arte, a cultura de quem levantou do zero esse país. Que o povo negro ocupe espaços negados historicamente nesse país. Essa programação é um exemplo a ser seguido por todos os departamentos e secretarias de cultura de nossa região”, afirmou o diretor de Cultura Arisson Fabrício.

“Durante todo este mês teremos ações que proporcionam aos nossos munícipes refletir, mas também que os levam a buscar conhecimento, porque quando conhecemos a história, entendemos que ali existe uma moral que podemos tomar para nós mesmos”, disse o prefeito Franqui Salvaro.

Confira a programação completa:

Programação

– 03/11/2021 às 10h- Ato oficial e abertura da “Exposição de obras de arte e retratos com biografias de pessoas pretas”, que influenciaram na história da sociedade sideropolitana no Paço Municipal Antônio Feltrin.

– 06/11/2021 às 10h- Entrega de panfletos de conscientização negra no comércio, com vestimenta típica e cantoria.

Concentração em frente ao Siderópolis Clube.

– 06/11/2021 às 14h30- Primeiro Cicloturismo de Siderópolis- Saída em frente a Matriz até o Café San Piero perto da Barragem do Rio São Bento.

– 08/11/2021 às 19h- Sessão Solene na Câmara de Vereadores e homenagem aos vereadores negros.

12/11/2021 das 8h30 às 16h30- Capacitação para professores das redes municipais, estaduais, e particulares. Local: Centro Social Urbano.

– 13/11/2021 às 15h- Roda de conversa sobre as histórias antigas dos negros da cidade. Local: Centro Social Urbano.

– 15/11/2021 das 17h às 19h30– Samba e pagode com a Banda Estilo da Gente. Local: Casa Sete.

– 20/11/2021 das 8h às 12h- No Dia da Consciência Negra, atrações artísticas, gastronômicas e artesanato.

– 20/11/2021 às 17h- Missa Afro, na Igreja Matriz.

– 21/11/2021 das 9h às 18h- Encontro de carros antigos na praça da matriz e atividades culturais e gastronômicas, food truck.

– 28/11/2021- Amistoso Treviso x Itaúna no campo Suíço Otacílio Mendes.

____
Fotos:  Letícia Hérica Buratto

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Topo