Geral

Siderópolis e CASAN firmam compromisso por mais 30 anos

Sideropolis web 1

Um dos municípios mais emblemáticos do Sistema CASAN, Siderópolis assinou na manhã de hoje Contrato de Programa com a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN). Localiza-se na área de Siderópolis a Barragem do Rio São Bento, o maior reservatório do Estado para abastecimento humano.

Ciente da relevância do ato, o secretário de Estado da Casa Civil, Douglas Borba, esteve presente durante a assinatura realizada na sede da empresa, em Florianópolis. O contrato foi assinado pelo prefeito Hélio Cesa, o Alemão, e pelo vice-prefeito, Alexandre Feltrin Fernandes.

Baseado no Plano Municipal de Saneamento Básico, o Contrato de Programa estabelece as ações a serem realizadas nos próximos 30 anos, bem como define um cronograma de compromissos. Entre os investimentos previstos está a segunda etapa da implantação da rede de esgoto em Siderópolis.

Entre os investimentos em água, está a substituição imediata da adutora que abastece o município, evitando eventual desabastecimento em meio a rompimentos ou vazamentos da tubulação. E também está previsto o atendimento com rede ao bairro Alto Rio Maina, que hoje não é abastecido pelo Sistema Integrado.

“Em nome do mandato que recebi e do interesse público, assino este Contrato como uma demonstração de confiança no Governo do Estado e na CASAN”, disse o prefeito. “Tenho certeza de que não apenas a CASAN vai honrar com todos os compromissos, como vai fazer de Siderópolis um município especial, por tudo que o município representa para a sustentabilidade do abastecimento da região”.

A Diretora-Presidente, Roberta Maas dos Anjos, agradeceu a confiança do prefeito, de sua equipe e da municipalidade. “Desde o início acompanhamos a pressão contrária à assinatura de Contrato, mas o prefeito sempre esteve disposto a se manter parceiro da Companhia, confiante na qualidade dos serviços prestados pela empresa”.

O secretário estadual da Casa Civil, Douglas Borba, ressaltou a importância da assinatura. “Esse ato tem um valor simbólico muito grande para Santa Catarina”, disse. “Não apenas pela importância do município, mas também por todos os fatores políticos que permearam essa discussão”.

Douglas observou que a confiança de Siderópolis na CASAN e no Governo do Estado “representa também que o trabalho técnico que vem sendo desenvolvido pela atual gestão mostra resultados, transparecendo especialmente a confiança e a verdade”.

TEXTO E FOTOS: ASSESSORIA CASAN 

e65cee17 9982 4286 a84a 99f51f438bd6 Sideropolis web 1

Ao final do ato, foi entregue uma placa à Prefeitura para marcar a assinatura do Contrato de Programa. O prefeito aproveitou a oportunidade para solicitar que a CASAN avalie a possibilidade de transformar a Barragem do Rio São Bento numa “ferramenta turística para a região”, além de cumprir com seu papel de abastecimento humano.

Erguida na comunidade de Vila São Pedro como o principal manancial de captação para o Sistema Integrado de Abastecimento, além de Siderópolis a barragem abastece Criciúma, Içara, Forquilhinha, Nova Veneza e Maracajá, beneficiando mais de 500 mil pessoas.

O prefeito Hélio Cesa e o vice Fernandes estiveram em Florianópolis acompanhados de Marcos Felisberto, Assessor Jurídico, Roberto Júlio Ribeiro, Secretário de Administração e Finanças, e Eliton Ângelo de Souza, da área de Controle Interno. Junto com Douglas Borba esteve também o secretário-adjunto da pasta, Matheus Machado Hoffmann. Além da Presidente, a CASAN esteve representada na cerimônia pelo Diretor de Operação e Expansão, Fábio Krieger, e por assessores.

 

Adicionar comentário

Click here to post a comment