Educação

Siderópolis dá início ao projeto que visa cursos gratuitos para a população

Ana Paula Sarnowski 5
Jessica Rosso – Departamento de Comunicação Prefeitura de Siderópolis

O projeto ‘Capacitar para mudar’, que oferece cursos profissionalizantes para cidadãos sideropolitanos, inseridos no Cadastro Único (CAD), teve a abertura oficial realizada na noite dessa terça-feira, dia 10, na Câmara de Vereadores.

Segundo o prefeito Franqui Salvaro, a iniciativa inédita no município tem o intuito de qualificar a mão de obra e dar uma oportunidade para o cidadão de realizar sonhos. “A ideia melhorar a qualidade de vida das pessoas, a renda das famílias, e oportunizar para as pessoas que não tiveram uma chance na vida de realizar um curso de qualificação profissional”, afirmou o prefeito. São cinco segmentos que abrangem o projeto, sendo eles na área da beleza, administração, farmácia, informática básica ou avançada e elétrica.

O projeto tem a parceria do Instituto Mix de Siderópolis, que irá ministrar os cursos, e ainda conta com algumas vagas em aberto na área da beleza e informática (tecnologia). As aulas já iniciaram.

“O projeto prevê uma grande mudança na vida das pessoas. Quem ainda tiver interesse em participar pode procurar a Secretaria de Educação ou o Instituto Mix”, afirmou o gestor/franqueado do Instituto Mix, Matheus Oliveira de de Bem.

A abertura realizada na noite de ontem contou com a palestra do gestor de Mídias da unidade, Lucas Martins, que apresentou alguns cases de sucesso de alunos que realizaram um curso ofertado pela unidade e mudaram de vida.

“Cabe ressaltar que vagas de emprego tem muitas em nossa cidade, entretanto, falta mão de obra, e foi pensando nisso também que o Governo teve essa iniciativa”, disse o vice-prefeito de Siderópolis Adriano Teixeira.

O projeto contou com a participação da Secretaria de Educação, Assistência Social e Secretaria de Saúde, no pré-cadastro dos alunos.

“Não posso deixar de citar e agradecer aqui, todos os profissionais da Secretaria de Assistência Social que estiveram envolvidos na divulgação desse projeto, as agentes de saúde da Secretaria de Saúde, que se disponibilizaram em levar os cadastros, principalmente para aquelas pessoas que não tem acesso a nenhum meio de comunicação”, afirmou a secretária de Assistência Social, Fernanda Frello Venturini.

“Este é mais um investimento na Educação. Nos últimos meses o Governo Municipal realizou a entrega de materiais didáticos, esportivos e de lazer para as escolas municipais, e recentemente foram adquiridos dois ônibus 0km. Esperamos que os alunos façam bom proveito dessa oportunidade”, concluiu o secretário de Educação Méricles Rossa.

Ao final do curso o aluno receberá o certificado de conclusão no evento de formatura, estando apto para atuar na área.

Adicionar comentário

Click here to post a comment