Especial

Sideropolitanos na Alemanha relatam sobre retorno ao trabalho em meio à pandemia do coronavírus

WhatsApp Image 2020 04 25 at 18.28.12

Sideropolitanos saem da cidade para trabalhar em outros países afim de conseguir uma vida melhor e ter instabilidade financeira. A maioria atua na Alemanha em sorveterias, mas com a pandemia do novo coronavírus, que afetou o mundo todo, esses profissionais tiveram que se readaptar e se virar como podiam.

Assim como outros estabelecimentos as sorveterias acabaram fechando, a maior parte no dia 17 de março. A Gelateria Crema Gelato na cidade de Tutlingen, voltou a trabalhar no dia 3 de abril, mas de portas fechadas e com horário reduzido.

“Em um domingo tentamos atender algumas pessoas mas a polícia bateu e mandou fechar. Paramos por mais dois dias, quando recebemos então uma autorização para poder voltar a trabalhar, mas com as portas totalmente fechadas. As pessoas ligavam no meu celular e faziam seus pedidos e nós levávamos até a sua casa. Assim fomos fazendo do dia 8 ao dia 19 de abril”, relatou a sideropolitana que é diretora da sorveteria, Deisy Bonassa.

SORVETE

O pronunciamento da primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, liberou a reabertura das sorveterias, e essa semana os sideropolitanos conseguiram retornar o atendimento ao público.

“Desde o dia 20 estamos com as portas abertas sem mesas, bancos e cadeiras na rua. Estamos trabalhando de máscara e luva. Uma das regras que temos que cumprir é que quem vende não pode tocar no dinheiro, então preparamos um caixa fora da vitrine para separarmos as funções”, disse Deisy.

Outros três sideropolitanos trabalham com Deisy na sorveteria, Ederval Zanellato faz a produção do sorvete, Thayná Bonassa Machado é a garçonete e Giliard Périco é atendente.

CAPA

Em frente a sorveteria um cartaz mostra o cardápio, o cliente escolhe e faz o pedido. Um outro cartaz exibe as normas que devem ser seguidas, como o lado correto para entrar no local e a distância que devem manter.

“Não pode entrar mais de duas pessoas por vez. Enquanto um paga o outro pode ir fazendo o pedido já que a entrada é por um lado e a saída por outro”, explica Deisy.

FRENTE SORVETERIA

A partir da próxima segunda-feira, dia 27, será obrigatório o uso de máscara para andar em ônibus e entrar em qualquer estabelecimento. Supermercados disponibilizam álcool gel para os clientes passarem ao entrar e sair do local. Luvas plásticas também estão disponíveis para que a pessoa possa pegar as cestinhas. “Todos os estabelecimentos estão tomando muito cuidado, com faixas no chão para manter a distância. As pessoas se cumprimentam com o cotovelo e nós continuamos fazendo nossa parte sempre lavando as mãos e usando álcool gel”, comentou Deisy.

Ainda segundo a sideropolitana, policiais passam com frequência pelas ruas e na sorveteria a cada meia hora para verificar se todos estão seguindo as normas de higiene. “Não podemos ficar em mais de três dentro da sorveteria, como somos em quatro normalmente um está sempre no laboratório ou no horário de descanso, que são duas horas”, pontuou.

Deisy concluiu dizendo que mesmo seguindo as normas de higiene o perigo ainda continua. “Não estamos vivendo a fase final da pandemia, mas ainda o início, precisamos ter cuidados redobrados agora que voltamos a trabalhar. A primeira-ministra se preocupa muito e pede ao povo que se cuidem para não precisarmos fechar novamente, pois sabemos que uma pessoa infectada pode infectar outras nove”, concluiu.

____

TEXTO: JATENE MACEDO – REDAÇÃO SIDERÓPOLIS NOTÍCIAS
FOTOS: DIVULGAÇÃO

 

 

Adicionar comentário

Click here to post a comment