Cultura

Tem rodeio no Rio Jordão

9669 banner4

Moramos numa região onde a predominância racial é a italiana, mas, com uma diversidade de várias etnias com suas culturas. Entre os vários gêneros de festa, temos a cultura dos rodeios crioulos que é muito cultivada em todo Brasil através dos centros de tradições gaúchas também conhecidas por CTG, que estão nos quatro cantos deste nosso país e também no exterior.

O primeiro CTG criado no Rio Grande do Sul foi o glorioso 35 CTG, fundado em 1948, pelo folclorista e pesquisador das tradições gaúchas Paixão Cortes. Este ano, são os 70 anos de fundação, e a partir desta quinta-feira dia 24 até domingo acontece em nossa região um dos melhores rodeios do estado de Santa Catarina no CTG do Rio Jordão que fica no município de Siderópolis.

O parque de rodeios do Rio Jordão é de tirar o chapéu pela sua infraestrutura. Seu espaço é de 100 mil metros quadrados, ou seja, 10 hectares exclusivos para eventos. Nesta sexta edição do rodeio nacional será inaugurada a primeira cancha de laço do sul de Santa Catarina e a maior do estado totalmente coberta, iluminada e com sistema de segurança para aos laçadores, visitantes e os animais, que foi executada pela empresa neoveneziana Pilar construtora e artefatos de cimentos.

Para se ter uma ideia, as duas cabines dos narradores/locutores são elevadas e de vidro temperando, para que os locutores tenham uma visão de 360 graus do evento.  Recepção, salão, bares, banheiros, camping, arquibancadas, palco, estacionamento, tudo é de primeira.

O parque onde está anexado o CTG é de propriedade particular do empresário Gheorgenes “Jorge” Fontanella, 42 anos (foto), que é nativo da localidade de Rio Jordão. Fontanella me confessou que já investiu milhões no parque, porque além de ser apaixonado por essa tradição, ele pensa no quando está colaborando para desenvolver a sua comunidade, seu município e a região Sul Catarinense. Enfatiza o empresário que além dos rodeios no parque, terá um calendário de grandes eventos e shows regionais e nacionais.

Uma programação especial para esta sexta edição: Na quinta, 24 uma cavalgada pela cidade para anunciar o evento, a noite terá tem 20 leitões assado e servido gratuitamente para quem estiverem no rodeio e depois baile com o famoso conjunto Os Serranos.

Na sexta, 25, inicia o primeiro circuito de montaria em touros, disputa entre os grandes profissionais catarinenses e paulistas. Depois baile com Volnei Gomes. No sábado, 26, montaria em touros e baile com o grupo Fogo de Chão.  No domingo, 27, final da montaria em touros e encerramentos com a dupla Mato Grosso e Matias.

Claro que tem toda a programação tradicional de rodeios, que está no site: www.ctgriojordao.com.br  ingressos e inscrições minhaentrada.com.br ou pelo fone: 984832210. No último registro fotográfico o Jorge Fontanella com o empresário Ademar Zanelatto sócio proprietário da Pilar Construções que executou a obra “cancha coberta”.

PORTAL VENEZA

Adicionar comentário

Click here to post a comment