Saúde

13 tipos de água e seus benefícios para a saúde

images 2
gazetadopovo.com.br

Água não tem cheiro, sabor ou cor. Mas há diversos tipos, sabia? O poderoso líquido universal é um elemento primordial para a vida. Então, conheça quais são os tipos de água mais importantes para a hidratação e descubra qual a diferença delas no organismo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a ingestão correta de água para um adulto saudável é de 2 litros por dia. Pode parecer muito, pois não temos tanta sede assim. Mas é preciso condicionar o organismo a se hidratar, pois cerca 60% do nosso corpo é composto pelo líquido e muito se perde naturalmente através do suor e da urina.

Como escolher a melhor água?

Três fatores são importantes na hora de escolher a melhor água para ingestão: o pH, o teor de sódio e a embalagem na qual está armazenada (plástico ou vidro). Na verdade, a alcalinidade mede a capacidade da água em neutralizar os ácidos. O teor de sódio também deve ser medido.

Quanto à embalagem, escolha as águas que são acondicionadas em garrafas de vidro, pois elas são transportadas de caminhão e costumam pegar muito sol, o que leva ao aquecimento do plástico, favorecendo a liberação de bisfenol A.

Tipos de água mineral e seus benefícios

Sulfurosa: Indicada para problemas articulares, do aparelho digestivo e doenças, sinais e manchas de pele. É também cicatrizante.

Ferruginosa: Ajuda a combater a anemia e estimula o apetite.

Carbogasosa: Eficaz contra hipertensão arterial e repõe energia. Também diurética e digestiva.

Radioativa: Ajuda a dissolver cálculos renais, favorece a digestão, alivia cólicas estomacais e intestinais. Também atua como calmante.

Alcalina-bicabornatada: É digestiva e diurética. Também auxilia no tratamento de úlceras.

Magnesiana: Laxante, contribui para o bom funcionamento do estômago e do intestino. Em excesso pode provocar diarreia.

Carbônica: Reduz o apetite e auxilia na hidratação da pele.

Iodetada: Apropriada para inflamações de faringe, insuficiência da tireoide, reumatismo e problemas no fígado e nos rins.

Litinada: Auxilia na depuração do ácido úrico. Também é calmante devido ao efeito sedativo do lítio.

Alcalino-terrosa cálcica: Ajuda a repor deficiências de cálcio no corpo.

Cloretadas: Indicadas para moléstias gastrointestinais e gastrites.

images 2
gazetadopovo.com.br

Outros tipos de água para o dia a dia

Além das águas minerais, a água de coco e a água aromatizada também são boas opções para ajudar na hidratação do corpo e diversificar a ingestão da bebida. A água de coco possui poucas calorias em sua composição, além de conter um baixo teor de sódio.

images
mundoboaforma.com.br

Já a aromatizada pode ser preparada com os mais variados ingredientes, como: hortelã, alecrim, limão, gengibre e laranja.

images 1
dicasdemulher.com.br
TERRA.COM.BR

Adicionar comentário

Click here to post a comment