Meio Ambiente

Treviso: No Dia Mundial do Meio Ambiente, Funtrev recolhe 200 quilos de lixo eletrônico

Campanha 18
Prefeitura de Treviso – Rafaela Maffioletti

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no sábado (5), o Executivo de Treviso, por meio da Fundação do Meio Ambiente (Funtrev), realizou a campanha “Descarte Consciente” que arrecadou aproximadamente 200 quilos de lixo eletrônico, medicamentos para a Farmácia Solidária e 50 litros de óleo de cozinha. Durante a ação, a Fundação doou mais de 300 mudas de árvores nativas, 120 materiais informativos e kits de máscara e álcool em gel.

Entre os itens arrecadas estão lâmpadas, pilhas, baterias, eletrônicos e eletrodomésticos. Conforme a bióloga da Funtrev, Angelica Rizzati Padilha, o lixo será encaminhado a empresa Colix, parceira do projeto, que dará o destino correto aos materiais.

“Ficamos bem felizes com o resultado, pois tivemos uma ótima participação da população em geral, assim como nas outras atividades desenvolvidas com as crianças vimos muita animação e interação”, disse Angelica.

Descartar corretamente o lixo eletrônico é um hábito para o aposentado Antônio Salvador. “Faz uns cinco anos que eu estou trocando lâmpadas, sempre guardo tudo. E pilhas também já faz uns dois anos.”

Já o óleo de cozinha arrecadado será enviado ao Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul (Cirsures). Conforme a engenheira sanitarista do Cirsures, Graziela Bolan, ao ser descartado incorretamente, o óleo prejudica o meio ambiente. No dia a dia, a engenheira orienta a população a armazenar o óleo em garrafas e encaminhar para a coleta seletiva.

A semana do Meio Ambiente de Treviso conta com o apoio das Secretarias de Cultura, Esporte e Turismo, Educação, Saúde, Instituto Alouatta, Vigilância Sanitária, Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul (Cirsures), Unesc, Clube de Observadores de Aves (OBA) e da empresa Colix.

Escolas entregam projetos ao Executivo

Professores e estudantes do município apresentaram ao prefeito Valério Moretti as necessidades das unidades escolares. Segundo a diretora do CEI Professor Noé Abatti, Jadna Possato, o objetivo é tornar o ambiente escolar mais aconchegante com projetos de paisagismo e arborização.

“Queremos que a escola tenha cara de criança”, disse. O desenvolvimento das solicitações contou com a participação dos alunos. A Escola Professora Maria Brogni também pediu a execução de um projeto de paisagismo, jardinagem e arquitetura.

Já para o CEI Professora Angelina Remor de Luca, uma horta comunitária foi solicitada para o local. Conforme a diretora Morgana Pereira Rosso, o intuito é realizar o trabalho em conjunto com as demais unidades escolares e fornecer os alimentos para a merenda escolar.

“Nós vamos incentivar as crianças a plantar, a cuidar e a cultivar o alimento saudável”, frisou Morgana.

Conforme o prefeito, as solicitações serão apresentadas aos técnicos do executivo. Moretti afirmou que o município irá buscar recursos para a área educacional e, assim executar as solicitações.

Drive-thru junino

Ainda no sábado, os alunos de Treviso participaram de um drive-thru para celebrar as tradições juninas. A ação foi realizada nas unidades escolares e contou com a colaboração de toda equipe docente.

Encerramento da Semana do Meio Ambiente

Para encerrar as atividades da Semana do Meio Ambiente de Treviso, árvores nativas serão plantadas pelos alunos do 5º ano da Escola Professora Maria Brogni. A atividade será realizada na quarta-feira, dia 9, no loteamento de Mattia.

Campanha 6 Campanha 18

Adicionar comentário

Click here to post a comment