Meio Ambiente

Treviso lança cartilha sobre observação da vida silvestre

Pula Pula

Distribuição para crianças, comunidade e empresários faz parte do projeto de desenvolvimento do turismo sustentável na cidade

 

A implantação do turismo sustentável, que esse ano ganhou força em Treviso, dará mais um passo esta semana. Durante a reunião da Encantos do Sul, na quarta-feira (25), às 14h, no Auditório Vilso Savaris (anexo ao Paço Municipal), será lançada uma cartilha que trata sobre o turismo de observação de vida silvestre. Esse material será entregue inicialmente para as crianças que frequentam a rede municipal de ensino. “A função da cartilha é dar mais um passo com relação ao turismo de natureza, chamando atenção sobre a importância da preservação da vida silvestre para a consolidação de um destino de turismo da natureza, sendo que esse é o maior patrimônio destes destinos e por isso deve ser preservado”, explica o coordenador de projetos do Instituto Alouatta, Paulo Cadallóra. “Além disso, a cartilha fala sobre educação relacionada à saúde da própria comunidade, já que alerta sobre os riscos da caça para a saúde e bem-estar das famílias da comunidade”, complementa.

 

Os moradores de Treviso, o comércio e, principalmente, os empreendedores do turismo também receberão a cartilha que foi confeccionada especialmente para a cidade e traz personagens da fauna regional, como o pássaro papa-banana, ave símbolo de Treviso. “A cultura da caça e do aprisionamento ilegal de animais silvestres ainda existe tanto na nossa região, como em todo o país, infelizmente. Mas a ideia aqui é educar as crianças para que desde cedo elas tenham em mente que o lugar desses bichos é na natureza e que nós podemos conviver em harmonia, sem prejudicar a vida silvestre. Temos, sim, o projeto de diversificar a economia de Treviso apostanto no turismo, mas é somente com as nossas belezas naturais preservadas que ele caminhará com sucesso. A disseminação da observação de aves é uma dessas atividades que tem tudo para crescer aqui, pois nós temos nas nossas reservas naturais cerca de 12% das mais ade 1,9 mil espécies de pássaros catalogadas no Brasil”, comenta o prefeito Jaimir Comin.

 

No evento de quarta-feira haverá uma palestra do coordenador de projetos do Instituto Alouatta, que coordena o projeto de desenvolvimento do turismo sustentável em Treviso, junto à Administração Municipal. O tema será “Turismo de Natureza”. Os alunos do projeto de Observação de Aves, que existe desde 2015, estarão na plateia e um deles, a aluna Clarissa Colle, também será palestrante no evento. Ela iniciou no projeto com 10 anos de idade e hoje, com 12, repassa os ensinamentos aos colegas.

 

Saiba mais:

 

O turismo de observação de pássaros possui adeptos em todo o mundo. A prática consiste em observar pássaros a olho nu, com o auxílio de binóculos e também com o uso de câmeras fotográficas. Crianças, adultos e idosos podem participar e o grande objetivo é se conectar com a natureza, despertando a consciência de que é possível contemplar os animais sem a necessidade de capturar, matar ou prender. No Brasil existem diversos grupos que organizam os eventos chamados de “passarinhadas”, que são encontros realizados para observar e fotografar as aves. O site WikiAves (www.wikiaves.com.br) é especializado no assunto e possui atualmente mais de 27 mil pessoas cadastradas que compartilham as imagens com outros usuários. Dessas, quase duas mil são catarinenses.

Observação de Vida silvestre Projeto Primatas Treviso Alunos do Projeto Oficina de Observação de Aves Alunos do Projeto Ofician de Observação de Aves 1

BRUNA BORGES

Adicionar comentário

Click here to post a comment