Meio Ambiente

Treviso promove Semana do Meio Ambiente

Funtrev
Prefeitura de Treviso – Rafaela Maffioletti

Ações desenvolvidas pela Funtrev incluem observação de aves e coleta de lixo eletrônico

A Fundação do Meio Ambiente de Treviso (Funtrev) inicia na quarta-feira, dia 2, atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente. O objetivo é promover a participação e a conscientização da população por meio de ações de educação ambiental.

A programação contempla atividades com a comunidade e com os estudantes da rede municipal de ensino. “A iniciativa será feita com as crianças, porque é uma forma de despertar o interesse das mesmas em relação ao cuidado e as atitudes que devemos adotar no dia a dia para que tenhamos um meio ambiente melhor para todos”, explicou a bióloga da Funtrev, Angelica Rizzatti Padilha.

Entre as ações que serão desenvolvidas, a campanha “Descarte Consciente” visa coletar e dar o destino correto para óleo de cozinha usado, lixo eletrônico e medicamentos fora do prazo de validade ou em condições de uso para a Farmácia Solidária. A bióloga explica que o descarte incorreto dos itens é prejudicial ao ambiente e para a população.

“Tanto as pilhas, lâmpadas e baterias possuem metais pesados em sua composição que descartadas de forma incorreta poluem o solo e podem causar danos à saúde, por isso de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, precisam ser devolvidas ao fabricante através da logística reversa”, disse.

Drive-thru nas escolas municipais

Este ano, por conta dos protocolos de saúde para conter a pandemia de Covid-19, as escolas não irão realizar a tradicional festa junina e, assim um drive-thru com o tema será promovido com as crianças.

“Cada escola estará entregando quitutes juninos e tags de papel semente. Será um encontro especial, onde todos poderão amenizar a saudade da escola e se reencontrar de forma segura.”

Além do drive-thru, projetos para melhorar as unidades serão entregues às autoridades do município, e os alunos irão plantar mudas de árvores nativas, na área verde do Loteamento de Matia.

Confira a programação completa:

Quarta-feira (02/06): Confecção de mascotes coletores de tampas, lacres, pilha e baterias com os alunos da rede municipal de ensino.

Local: CEI Profª Angelina Remor de Luca, CEI Profº Noé Abatti e Escola Profª Maria Brogni.

Sexta-feira (04/06): Observação de aves do projeto “Aves da Nossa Praça”, exposição de comedouros para pássaros e entrega dos coletores de tampas, pilhas e baterias ao comércio local.

Participação do Instituto Alouatta e do Clube de Observadores de Pássaros (OBA) com exposição fotográfica.

Local: Praça Benjamim Scussel.

Sábado (05/06), das 7h30 às 12h: Realização da campanha “Descarte Consciente” com coleta de lixo eletrônico, lâmpadas, óleo de cozinha, medicamentos vencidos e fora de uso que serão doados para a Farmácia Solidária. Haverá doação de mudas de árvores, kits de álcool em gel e máscara.

Simultaneamente ao evento na Praça Central ocorrerá drive-thru com os alunos matriculados na rede municipal.

9h: Entrega do projeto de paisagismo e pomar às autoridades municipais.

Local: CEI Noé Abatti.

10h: Entrega do projeto de horta comunitária às autoridades municipais.

Local: CEI Angelina Remor de Luca.

11h: Entrega do projeto de arborização, paisagismo, mini horta e horta suspensa.

Local: Escola Profª Maria Brogni.

Quarta-feira (09/06):

9h: Plantio de mudas com os alunos do 5º ano da Escola Profª Maria Brogni.

Local: Área verde, no loteamento de Mattia.

A semana do Meio Ambiente de Treviso, desenvolvida pelo Executivo por meio da Funtrev, conta com o apoio das Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, Educação, Saúde, Instituto Alouatta, Vigilância Sanitária, Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul (Cirsures), Unesc, Clube de Observadores de Aves (OBA) e da empresa Colix.

Adicionar comentário

Click here to post a comment