Turismo

Treviso renova projeto de turismo sustentável para 2018

Parceria Instituto Alouatta 1

Prefeitura e Instituto Alouatta reafirmaram a parceria na manhã desta segunda-feira (5)

A continuação do projeto que visa o desenvolvimento do turismo sustentável em Treviso foi garantida por mais um ano, na manhã desta segunda-feira (5), durante a renovação da parceria entre a Administração Municipal e o Instituto Alouatta. Os trabalhos iniciaram em 2017 e o objetivo é explorar economicamente o potencial turístico de Treviso, respeitando o meio ambiente e gerando uma nova e permanente fonte de renda e trabalho no município. O Instituto Alouatta é especialista no assunto e foi representado nesta manhã pela presidente Rosilene Koch e pelo coordenador de projetos Paulo Cadallóra. O prefeito Jaimir Comin, o secretário municipal de Administração e Finanças, Vagner Espíndola, e a chefe de gabinete, Beatriz Ariati, também participaram da reunião.

“O primeiro ano, 2017, foi mais de trabalho de bastidores. Nós trabalhamos forte na formação do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), que está em um formato excelente para o município, trabalhamos também na atualização do inventário turístico, basicamente a articulação e reunião de todas as informações que nós precisávamos. E 2018 a perspectiva é excelente porque, de posse dessas informações e com o conselho de turismo formado, a gente consegue pensar num planejamento a longo prazo, mas fazendo ações de curto prazo, para que já seja inserida efetivamente essa questão do turismo no dia a dia de Treviso”, comenta Cadallóra.

As cachoeiras, rios, trilhas e a área verde preservada, rica em fauna e flora, são alguns dos maiores atrativos de Treviso e, segundo o prefeito, o destino já é procurado por turistas de todo o país. “A nossa população aumenta, em média, 50% nos finais de semana por causa dos visitantes que vêm para aproveitar as nossas belezas naturais. As pousadas e restaurantes estão sempre cheios e novos empreendimentos já estão em construção ou sendo planejados. E o que nós queremos é que o turismo de Treviso seja uma força da economia, mas que a natureza continue preservada, por isso é tão importante esse trabalho de sustentabilidade realizado na parceria entre a prefeitura e o instituto”, afirma Jaimir Comin.

Planos para 2018

As ações que aliam lazer, educação ambiental e desenvolvimento econômico programadas para este ano já começam a ser colocadas em prática no próximo mês. “Uma dessas ações é o fortalecimento do projeto de observação de aves, nós vamos fazer um curso de observação de aves para iniciantes, isso vai nos dar informação sobre esse visitante que busca essa prática, mas tem pouco conhecimento sobre a atividade. Teremos também, entre março e abril, uma soltura de aves que será realizada com o apoio de diversas instituições e isso vai ser muito importante para o processo de mobilização da comunidade. A gente está programando, ainda, uma temporada de inverno caracterizada por eventos de turismo de natureza, no período de junho e julho”, conta Cadallóra. “Com essas informações nós começamos a construir o que chamamos de ‘marca do destino’, ou seja, Treviso tem todo esse potencial de turismo de natureza e a gente precisa transformar isso em realidade. Algumas ações foram feitas em 2017, mas 2018 digamos que seja uma janela para que possamos ampliar essas ações através dessa construção do destino de natureza”, conclui o coordenador de projetos do Instituto Alouatta.

COLABORAÇÃO: BRUNA BORGES 

Adicionar comentário

Click here to post a comment