Colunistas

A Vacina chegou! E agora?

alessandra martarello2

A tão esperada vacina contra o Covid-19, finalmente chegou. E agora? Quando irei ser vacinado? E se demorar muito, o que farei? E depois, vida normal? Será que…, E se…, Como… . São perguntas intermináveis, e muitas delas sem respostas.

A tão esperada “liberdade”, está a nossa porta, porém não sabemos como e quando chegará esse momento.
Desde o início de 2020, quando o corona vírus chegou ao Brasil, já se falava na vacina. E podemos dizer que foi uma corrida contra o tempo. E as previsões se acumulando e nada da vacina.

Passamos por várias fases emocionais durante esse tempo. Muitos desenvolveram algum tipo de transtornos mentais. Foram erros e acertos durante esse tempo, lições que levaremos para a vida. Cada pessoa sabe onde essa pandemia o levou. E o medo reinou, ou melhor, ainda reina. Contudo é importante buscarmos meios para superá-los. De forma planejada, consciente e estruturada devemos enfrentá-lo. Sabemos o que o medo pode nos causar, ao mesmo tempo que nos paralisa ele também nos faz movimentar.

Tivemos uma espécie de tsunami de informações sobre o Covid-19, casos de óbito, novos casos, além do medo do desemprego, de ver seus filhos passando necessidade, de ficar sem teto, afinal a casa era alugada. É claro que tudo isso pôde causar muitos estragos emocionais.

E agora com a chegada da vacina, passamos sentir uma certa esperança, de que tudo volte ao normal. Mas… e quando?

Esse, sem dúvida será mais um desafio que teremos que enfrentar. A espera. O medo dê que falte a vacina. O medo de não dar tempo…

Ter medo não é ruim, pelo contrário, ele também tem a função de nos proteger. Ruim mesmo, é não enfrentá-lo. Deixando assim uma porta aberta para a ansiedade, o pânico, uma possível depressão, e por aí vai.

O enfrentamento é necessário para que aja uma melhor saúde mental. Afinal a vida é feita de desafios e superações.

 

Adicionar comentário

Click here to post a comment