Turismo

Viajar pelas cidades do Brasil com uma mochila nas costas

turismo de aventura

Viajar com a mochila nas costas é ter a possibilidade de conhecer várias cidades do Brasil gastando menos dinheiro, aprender histórias, fazer novos amigos e curtir lugares incríveis. O que não pode ser feito é pegar a mochila e sair sem rumo, sem ter feito um planejamento adequado, pois dessa forma o mochileiro acabará gastando mais!

Então, começar decidindo que cidades de Brasil visitar é fundamental para poder organizar como chegar, onde se hospedar e o que fazer em cada lugar. É importante, se for viajar em grupo, fazer uma reunião com a intenção de escolherem em conjunto os destinos, pois desse modo todos ficarão conformes e não haverá desentendimentos posteriores.

Supondo que as cidades escolhidas são Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Salvador, já é suficiente para percorrer com calma quatro estados brasileiros. Assim, o viajante poderá conhecer melhor essas cidades. Não adiante escolher muitos lugares numa única viagem, porque acaba-se não conhecendo nada!

O que fazer nas cidades de Brasil escolhidas

Antes de organizar as atividades, os passeios e excursões, o que um bom mochileiro deve fazer é:

  • checar a documentação (RNE, carteira de motorista se tiver, cartão de debito e/ou crédito).
  • fazer um cálculo do orçamento. Isto é, fazer uma lista com diversas colunas definindo as despesas de hospedagem, locomoção, alimentação, passeios, compras, etc. e calcular as despesas prováveis por dia. Desse modo poderá ter noção de quanto dinheiro precisará para a viagem total.
  • evitar carregar a mochila com coisas desnecessárias. Levar peças de roupas que combinem e sejam de tecidos leves que não amassem.
  • levar os remédios que são de uso cotidiano, um ‘pronto socorro’ por via das dúvidas.
  • levar um cadeado para a mochila. É a segurança para quando estiver dormindo durante a viagem de ônibus.

Finalmente, a escolha das atividades:

Rio de Janeiro: subir o Corcovado para conhecer o Cristo Redentor e obter fotos incríveis da cidade. Subir o Morro da Urca e conhecer o Pão de Açúcar. Fazer a trilha da Floresta da Tijuca e dar uma volta de bicicleta na Lagoa Rodrigo de Freitas (é possível alugar uma bicicleta). A noite, a balada está no Baixo Gávea e na Lapa.

São Paulo: andar pela Avenida Paulista é o ‘must’ da cidade. Conhecer o Museu das Artes, passar um dia no parque Ibirapuera, visitar o Mercado Municipal e experimentar diversos quitutes, passear pela Vila Madalena e admirar os diversos grafites da região.

Belo Horizonte: visitar o Mercado Central e experimentar diversas comidas e bebidas, subir ao mirante de Mangabeiras e tirar fotos incríveis, visitar a Feira Hippie e fazer compras interessantes.

Salvador: visitar o Pelourinho, assistir uma apresentação da banda Olodum, conhecer o elevador Lacerda para tirar fotos maravilhosas, percorrer o Mercado Modelo e aproveitar para comprar artesanato.

Adicionar comentário

Click here to post a comment