Dinheiro

Você sabe o que é Circuit Breaker? Entenda como funciona

mmmm

Se você pesquisar no tradutor do google a palavra “Circuit Breaker” a tradução será “Disjuntor”

O disjuntor é um dispositivo criado para realizar uma interrupção automática destinado a proteger uma instalação elétrica contra curtos-circuitos ou sobrecargas.

Mas o que isso tem a ver com investimentos, bolsa de valores e seu dinheiro?

O “circuit breaker” da bolsa de valores brasileira é um mecanismo de segurança utilizado para interromper todas as operações em momentos de pânico do mercado. A idéia principal é proteger os investidores, acalmar os ânimos e balancear o descompasso no número de ordens de venda e compra.

Em momentos de grandes quedas, investidores tendem a lidar com seus investimentos de maneiras irracionais. Muitas vezes se esquecendo, mesmo que momentaneamente, do que aprenderam e do que pregam. Buscando comprar ou vender suas ações por impulso ou desespero.

E assim como num “curto-circuito” ou numa “sobrecarga” toda a instalação pode “queimar e derreter”, a estrutura de investimentos corre riscos similares caso não seja tomada nenhuma ação.

Uma das intensões do Circuit Breaker é dar tempo para os investidores repensarem suas estratégias e acalmar o mercado.

Sendo assim, a B3 estipula regras para lidar com quedas abruptas. São elas:

Primeira parada – Queda de 10% no índice geral Ibovespa

Caso o Ibovespa apresente queda de 10% em relação ao valor de fechamento do dia anterior, as negociações são interrompidas por 30 minutos.

Segunda Parada – Queda de 15% no índice geral Ibovespa

Ao se passar 30 minutos, as operações são retomadas esperando-se estabilização nas negociações. Se isso não ocorrer e o percentual de queda chegar aos 15%, as negociações são novamente interrompidas por 1 hora. Pode-se concluir que o “curto-circuito ou sobrecarga” ainda não foram sanados.

Para se ter uma idéia do pânico causado pelo Covid-19, recentemente tivemos seis Circuit Breakers, sendo que antes disso, o Ibovespa em toda sua história só havia passado por 5 paradas.

Terceira Parada – Queda de 20% no índice geral Ibovespa

Ao se passar uma hora da segunda parada, a Bolsa de Valores reabre. Mas, caso as duas primeiras não inibam a descida e o índice chegue a 20% negativo, as operações são novamente estancadas e fica a critério da B3 a reabertura do mercado.

As três regras acima possuem algumas exceções:

  1. Não são aplicadas nos últimos 30 minutos do pregão;
  2. Se ocorrer na última hora do pregão, no dia seguinte, na reabertura, será possível apenas uma nova parada de 30 minutos.

Se você é um investidor iniciante, por exemplo, saiba que as plataformas em geral possuem simuladores que permitem não somente simulações em tempo real como também baseadas em dados históricos.

Para resgatar os efeitos dos últimos “circuit breakers” sobre seus “Setups” você poderá utilizar plataformas como as do “Metatrader” ou do método trader milionário.

Circuit Breaker – Uma injeção dolorida, mas necessária. Esperemos que em breve esta fase ruim fique no passado. Comece a aprender como lidar com o seu dinheiro desde já e que este “disjuntor” não seja mais acionado.

Adicionar comentário

Click here to post a comment