Colunistas

Você sabia que as emoções que você guarda podem virar doenças?

LOUISE 2019

Existe um nome para isso: doenças psicossomáticas. Mas, usando este termo, pode ser que você não compreenda, então vou explicar melhor. Os desabafos que você não faz, a raiva que você sente, mas não solta, os traumas que você vivenciou e ainda existe dentro de você, podem virar doenças como: gastrite, enxaqueca, sinusite, câncer e entre outras.

As doenças psicossomáticas são estudadas desde o ano de 1818 e desde então, a ciência e a psicologia (que também é uma ciência), comprovam cada vez mais a existência destas doenças que tem como origem, as emoções e os traumas.

As nossas questões emocionais agem em todo o desenvolvimento do nosso corpo. Você já ficou ansioso? Já sentiu seu coração acelerando por causa da ansiedade? Já sentiu dor de barriga quando ficou muito nervoso? É seu corpo reagindo as suas emoções. O emocional e o físico acontecem no mesmo corpo.

Nesses casos, a psicoterapia se torna o remédio. Tudo aquilo que nós guardamos e aquelas emoções que engolimos, não somem, ficam dentro de nós. Os nossos traumas de infância, funcionam da mesma forma. Muitas pessoas acreditam que o tempo pode resolver, mas na verdade, o tempo pode piorar. Pode ser que quanto mais você guarde, maior fica o sofrimento e maior é a chance de você adoecer.

____

Psicóloga Louise Angelo de Souza
CRP 12/17679
Atendimento presencial e online em Criciúma e Siderópolis.

Adicionar comentário

Click here to post a comment