Colunistas

2024 – A meta é nos cuidar

WhatsApp Image 2023 12 07 at 09.23.37

Janeiro chegou, e é nessa época que a maioria das pessoas tem o costume de refletir sobre a própria história, o sentido da vida, e o que esperar do futuro. Pensamos em nossos relacionamentos, analisamos nossas emoções e desejos. Em janeiro as pessoas têm a sensação de um novo recomeço, novos planos, novo estilo de vida, e é claro que o sentimento como melancolia, estresse, medo e angustia podem fazer parte durante essa passagem. Observando toda essa dinâmica, que em 2014 foi criado uma campanha com o propósito de conscientizar a população sobre a saúde mental nas relações humanas. Surgiu então o “Janeiro Branco”.

MAS PORQUE A COR BRANCA NO MÊS DE JANEIRO?

A cor branca representa um quadro ou uma página em branco, onde podemos escrever ou até mesmo desenhar uma nova história para o ano que começa. Mas sem cobranças e expectativas irreais. E não podemos esquecer que a nossa saúde mental deve também estar registrada nessa nova etapa da vida. Nesse novo ciclo que se inicia. Cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo.

E COMO DESENHAR UM NOVO COMEÇO?

– Reflita: pense no que você pode mudar para ser mais feliz;
– Aceite os ciclos: assim como os anos iniciam e se acabam, a vida também é feita de ciclos. Entenda que se você estiver num mau momento, ele vai passar;
– Prepare-se para agir: entender o que está acontecendo é muito importante para tomar decisões à cerca de sua vida e conquistas. Preste atenção em seu estado mental e trabalhe para ter uma vida mais saudável e feliz.

DICAS PARA MANTER A SAÚDE MENTAL

– Não se isole quando estiver precisando de ajuda;
– Fortaleça seus laços familiares e de amizades. Estar ao lado de quem se gosta é sempre muito bom;
– Aumente seus interesses. Uma nova rotina pode ajudar;
– Mantenha-se fisica e intelectualmente ativo;
– Consulte seu médico regularmente. Não deixe para depois o que pode ser resolvido logo.

Aproveite o Janeiro Branco e faça algo por sua saúde mental.
Reveja de tempos em tempos suas atitudes.
Recupere suas energias, feche ciclos e inicie uma nova fase.
Quem cuida da saúde mental, cuida da vida.