Agricultura

Atendimento médico veterinário ao produtor rural aumenta 28% em Siderópolis

DSC0020 2

Dos 12 municípios da região da AMREC, apenas quatro disponibilizam atendimento médico veterinário para animais de grande porte, em apoio ao produtor rural. Siderópolis é um desses municípios e tem registrado um crescimento constante nos atendimentos ao longo dos anos. Em 2023, foram atendidos 1.360 animais, incluindo 165 procedimentos cirúrgicos, representando um aumento de 28% em relação a 2022, quando foram atendidos 1.060 animais.

Conforme o médico veterinário da Secretaria de Agricultura de Siderópolis, Elvys Steinheuser, são realizados atendimentos clínicos e cirúrgicos, além do trabalho por meio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) realizado em duas agroindústrias locais. Segundo Elvys, gradualmente, percebeu-se uma melhora na saúde dos animais nas propriedades atendidas.

“Juntamente com os atendimentos clínicos, realizamos também o acompanhamento sanitário das propriedades, objetivando melhora da saúde dos animais, bem como a redução das mortes por doenças infecciosas, infectocontagiosas, parasitárias, e até mesmo zoonoses, dentre outras. Muitas destas doenças têm como ferramenta de prevenção a vacinação”, explica o profissional.

Um dos produtores beneficiados é o morador da comunidade de Rio Kuntz, Rosalino Crepaldi, que cria gado, suíno e algumas galinhas, como muitas outras propriedades rurais do município. “Ele (o veterinário) vem aqui, me explica sobre o medicamento e faz o trabalho que eu não sei fazer”, descreve Crepaldi, demonstrando gratidão pelo serviço, que considera de grande valia.

O casal produtor do Rio Jordão, Vilmar Consoni e Lucimar Goulart, diz que sempre que solicitaram foram atendidos. “Para mim, nota dez, é muito prestativo”, comenta Vilmar, que lembra que o veterinário já precisou fazer até cesariana em seus animais.

O prefeito Franqui Salvaro reforça a importância dos atendimentos diários. “É uma forma do Governo incentivar a produção da agricultura familiar. O acompanhamento médico é crucial para manter a saúde e a sanidade dos rebanhos, melhorando a produção agrícola”, comenta o prefeito.

SIM

Além do atendimento clínico em grandes animais, o veterinário faz o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de produtos de origem animal. O trabalho é realizado periodicamente em duas agroindústrias, sendo uma unidade de beneficiamento de carne e produtos cárneos, a Embutidos Mazzurana, e uma unidade de beneficiamento de pescado e produtos de pescado, o Frigorífico Monte Forte.

Antonio Rozeng e Jatene Macedo – Comunicação Prefeitura de Siderópolis

DSC0024 DSC0040 DSC0074 1 DSC0078