Colunistas

O ano termina… e o que você sente?

WhatsApp Image 2023 12 07 at 09.23.37

Para muitos as festas de fim de ano representam confraternização, reuniões com amigos, colegas e familiares. Troca de presentes, celebrações e recordações boas vividas durante o ano. Já para outros, essas datas festivas, trazem tristezas, angústias, estresse, ansiedade e sintomas de depressão.

É normal as pessoas se sentirem nostálgicas. Memórias boas e ruins vem a tona e diante de tantas emoções, nem sempre se sentem bem e felizes. O final de ano traz uma realidade que muitos tentam ignorar, o de que tudo tem um fim. E, que é preciso iniciar um novo ciclo. Isso nos remete a mudanças, o que pode causar medo, receio, angústia e ansiedade, já que toda mudança, por ser desconhecida, assusta.

O sentimento, muitas vezes, é que temos uma data limite para começar uma nova história e com a obrigação de sermos felizes.
Esse clima natalino “exige” que nós vivamos com alegria e que desfrutemos de tudo o que nos rodeia. Mas, cada pessoa vive em um cenário único e isso não tem que estar de acordo com o que o resto do mundo diz que tem que ser.

Não podemos ignorar que as pessoas tenham o direito de ficarem tristes, independente de qual momento do ano está.
Seja qual for o motivo, devemos tentar descobrir o que realmente nos fere ou por que esse período festivo nos afeta tanto.

Faça uma retrospectiva de sua vida. Reserve um tempo para você mesmo, fique sozinho, respire, não se culpe, não se cobre tanto e se perdoe.