CÂMARA DE VEREADORES

Projeto Golfinho receberá moção de aplausos na Câmara de Siderópolis

Projeto Golfinho 2

A vereadora Jadna Rodrigues (PSDB), na sessão de segunda-feira, dia 25, apresentou a moção de aplausos para o 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM) pelo desenvolvimento do Projeto Golfinho. Os vereadores aprovaram o pedido por unanimidade.

A parlamentar conta que o Projeto Golfinho é uma iniciativa dedicada a fortalecer uma cultura preventiva, especialmente entre crianças, visando à conscientização sobre a segurança nos ambientes aquáticos de lazer, como praias e outros locais, enquanto promove a interação harmônica entre pessoas e o meio ambiente. Esta abordagem educativa busca não apenas proporcionar segurança, mas também cultivar valores cívicos e ambientais essenciais para uma sociedade mais segura e consciente.

A motivação para esse programa é o preocupante número de acidentes em ambientes aquáticos. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA – Boletim 2019), o afogamento é a segunda maior causa de óbito em crianças de 1 a 4 anos e a terceira maior em crianças de 5 a 14 anos. Com o objetivo de diminuir essas estatísticas alarmantes, o Programa Educacional Golfinho foi desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina há mais de 25 anos. Iniciado no verão de 1998 para 1999, o Projeto Golfinho é direcionado a crianças de 7 a 11 anos, promovendo a prevenção de acidentes aquáticos, a segurança nas praias e demais ambientes similares.

Além disso, destaca-se por incentivar a convivência harmoniosa entre pessoas e natureza, essencial para uma sociedade mais segura e para a plena prática da cidadania. Realizado durante o verão em praias, o projeto proporciona às crianças uma aprendizagem lúdica sobre os perigos aquáticos, fornecendo dicas de segurança nas praias e apresentando o papel vital dos guarda-vidas.

“O Corpo de Bombeiros Militar oferece gratuitamente este projeto, sendo que desde o ano passado, o 4º Batalhão de Bombeiros Militar, que abrange as regiões da AMREC e da AMESC, vem realizando o projeto nas escolas da rede municipal, nas turmas dos 4º anos. No ano de 2023, em todas as cidades que compõem a circunscrição do 4º Batalhão de Bombeiros, foram formadas 2.988 crianças. Aqui em Siderópolis, foram formadas 133 crianças nas escolas da rede municipal de educação, proporcionando assim um maior impacto educacional e preventivo a essa comunidade escolar e suas famílias”, destacou Jadna.

Assessoria Câmara de Vereadores