Colunistas

Resenha Hábitos Atômicos: um método para criar bons hábitos

Fabrícia de Pelegrini

O título do livro Hábitos Atômicos – Um Método Fácil e Comprovado de Criar Bons Hábitos e se Livrar dos Maus deixa bem claro o que o autor James Clear se propõe. Em 300 páginas ensina como as pessoas podem se beneficiar com sua teoria para ter mais qualidade de vida e atingir seus objetivos utilizando os hábitos a seu favor.

Para o autor James Clear, quando se trata de mudança de hábitos, apenas querer não é suficiente, é preciso ter atitudes que irão levar à mudança e que serão necessárias para manter estes novos hábitos. Não importa se o objetivo seja praticar atividade física, aprender um idioma, mudar algum comportamento, emagrecer, entre muitos outros, a teoria desta obra dará o passo a passo que pode ser aplicado para a mudança.

habitosatomicos

Não é assim tão fácil como parece porque mudar geralmente causa desconforto, mas em Hábitos Atômicos está tudo muito bem explicado, em linguagem simples e fluida o que pode ser feito. Em meio a teoria, muitos casos reais são contados para complementar o que o autor quer ensinar. Rico em exemplos, em passo a passo bem explicados, o livro pode ser um grande aliado para quem decidiu mudar um ou vários hábitos.

É preciso ter em mente que as mudanças não ocorrem de um dia para o outro, tudo é dedicação, empenho, confiança, desejo, atitude e a evolução, a mudança chegam aos poucos até que o hábito se torne praticamente automático. “O cérebro humano adora um desafio, mas apenas se estiver dentro de uma zona de dificuldade ideal” (página 227).

Quatro leis resumem muito bem o que precisa ser feito para mudança de hábitos: torne-o claro, torne-o atraente, torne-o fácil e torne-o satisfatório. Cada capítulo é uma aula, cheia de ideias, inspiração e conhecimento. Apenas leia e chegue a sua conclusão se vai querer ou não utilizar algo apresentado no livro, você pode se surpreender. E se decidir que vale a pena é colocar em prática e ter uma vida mais próxima do que você deseja.

Hábitos Atômicos, de James Clear – 300 páginas.