Colunistas

Resenha do livro: Tudo é Rio, de Carla Madeira

Fabrícia de Pelegrini

A leitura do livro Tudo É Rio, de Carla Madeira, vale muito mais pela forma que a história é contada do que pela própria história. Pode ser que eu esteja sendo redundante, mas é proposital para chamar a atenção, porque a fluidez com que a autora vai narrando os fatos, apresentando os personagens, mostrando como e porque tudo aquilo aconteceu é muito interessante. Além disso, a maneira que tudo é alinhado torna essa história tão pesada, em algo que provavelmente você vai querer ler.

Sim, a história é brutal, dolorosa, direta e faz refletir. Uma narrativa bem boa de ler, mas não posso dizer que gostei como esperava, porque muita coisa me incomodou, principalmente o desfecho, além dos temas abordados como prostituição, abuso, violência e perdão.

tudoerio

Tudo É Rio tem o ciúme de Venâncio como o principal causador do maior problema e o que ele fez com sua esposa Dalva foi uma tragédia. Os sinais estavam rondando, mas ela acreditava nele. Além disso, ela se isolou parecendo que tudo bastava. E depois desse erro tão grave, a famosa prostituta da cidade Lucy ficou obcecada por Venâncio e fez de tudo para chamar sua atenção.

A narrativa mostra o antes e o depois da tragédia, conta sobre Dalva, sobre Venâncio e sobre Lucy. O que sonhavam, como viviam e o que pensavam. Todos tiveram suas perdas, dores, suas loucuras, tudo o que corre como um rio dentro de cada um de nós, além disso tudo flui, vai, volta, mas está sempre em movimento e se modificando. Parece que a autora deixou os julgamentos de lado, dando essa missão para os leitores, que é melhor que leiam também sem julgamento e no final tirem suas conclusões. Como cada um vai seguir a vida depois de tudo o que aconteceu? Eles estão tentando…

Tudo É Rio, de Carla Madeira – 208 páginas.