Região

Urussanga se prepara para a XV Ritorno Alle Origini

DSC 0276 Copy

Evento que será realizado de 25 a 28 de maio contará com atividades que evidenciam a cultura italiana trazida pelos imigrantes.

Urussanga se prepara para vivenciar de 25 a 28 de maio a XV edição da Festa Ritorno Alle Origini. O evento que celebra a tradição trazida pelos imigrantes italianos que colonizaram o município, terá uma programação que evidencia a cultura e os artistas locais. Com entrada gratuita durante todos os dias, o evento será realizado no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira. Além da festa, também será comemorado o 25º aniversário do Gemellaggio, pacto de amizade firmado entre Urussanga e Longarone, cidade italiana de onde partiram a maioria dos imigrantes que colonizaram a cidade, e também os 139 anos fundação de Urussanga que é celebrado no dia 26 de maio.

“O Ritorno Alle Origini é uma festa cultural que celebra a tradição trazida pelos nossos imigrantes. É o reconhecimento daquilo que somos, uma cidade acolhedora que preserva a sua cultura e a sua origem. Por isso nos sentimos honrados de receber a todos. A festa é um evento que valoriza a todas as entidades do município que não medem esforços para fazer um evento que a cada edição se torna melhor”, enaltece o prefeito de Urussanga, Gustavo Cancellier.

Para o diretor de Cultura e Turismo de Urussanga, Paulo Henrique Savio, a união dos três eventos (Festa Ritorno Alle Origin, 25 anos do Gemellaggio e aniversário da cidade) irá possibilitar uma grande confraternização. “Seremos como uma grande família. Iremos recepcionar uma comitiva de italianos que virá para o evento. Com a festa queremos resgatar ações que estiveram no passado e se mantém presentes no município. Em 2017 vamos realizar com a essência e a característica da Festa Ritorno Alle Origini que tanto encanta a todos”, explica Savio.

De acordo com o presidente da Comissão Central Organizadora da Ritorno Alle Origini, Odivaldo Bonetti, a festa valoriza o resgate histórico e cultural do município. “A programação evidenciou todos estes aspectos, aproveitando assim os artistas locais, aqueles que são os valores da nossa terra. Além disso, teremos o mais importante que é a nossa gastronomia oferecida pelas entidades do município e o nosso vinho, especialmente o vinho Goethe. Esperamos que todos nos visitem e vamos estar preparados para receber muito bem o turista e o urussanguense”, enaltece Odivaldo.

A programação oficial terá início no dia 25 de maio, porém serão realizados dois pré-ventos que antecedem a festa. No dia 13 de maio, às 7h30 ocorrerá o Café das Mães e a partir das 10h, festival enogastronômico, exposição de carros antigos e ação artística cultural com Mario Pacheco. Já no dia 24 de maio, às 16h será realizada a recepção festiva à comitiva italiana na Prefeitura de Urussanga. Logo após, às 19h, a recepção ocorrerá na Praça Anita Garibaldi, com atrações locais e o Grupo Amici Della Polenta.

Ritorno certo Ritorno certo1

Adicionar comentário

Click here to post a comment